sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Justiça Militar manda soltar bombeiro que liderou greve no Rio

SITE: O POVO DO RIO
 Preso no GEP,Cabo Benevenuto Daciolo aguarda cumprimento de decisão da Auditoria da Corporação AJustiça Militar concedeu novo alvará de soltura ao cabo Benevenuto Daciolo, líder do movimento dos bombeiros. A liberdade foi concedida pelo juiz Márcio da Costa Ferreira, da Auditoria Militar, na tarde de ontem. Daciolo está preso há 17 dias, acusado pelo comando do Corpo de Bombeiros de incitação à greve.A liberdade foi concedida pelo juiz da Auditoria Militar, Marcio da Costa Ferreira e confirmada pelo advogado de Daciolo, Raul Lins e Silva. 

No último domingo, onze bombeiros foram soltos através de habeas corpus, somente Daciolo permaneceu preso. Segundo o advogado, o trabalho foi de convencer o juiz de que o mesmo pedido valia para o líder dos bombeiros. Diferentemente dos demais, Daciolo foi preso um dia antes da assembleia que decidiu pela greve no Rio após divulgação de conversas telefônicas em que abordava a possibilidade de paralisação no estado.

 "Os crimes são os mesmos. O habeas corpus do Daciolo ficou prejudicado porque existia um processo anterior que decretou a prisão preventiva dele. O Daciolo tem um outro processo. Fizemos uma petição juntamente com a Defensoria e o Ministério Público demonstrando ao juiz que o mesmo habeas corpus tem valor para soltá-lo", disse Lins e Silva. 

Daciolo foi preso na noite do dia 8 dentro de um avião no Aeroporto Internacional Tom Jobim quando chegava da Bahia. Horas antes, uma escuta telefônica foi divulgada envolvendo o bombeiro e a deputada Janira Rocha (- PSOL). Na conversa, Daciolo comentava sobre a possibilidade de greve no Rio. O comandante do Corpo de Bombeiros, Sergio Simões, pediu a prisão de Daciolo. Chegando ao Rio, o cabo foi preso dentro do avião, levado ao quartel central da corporação e depois a Bangu 1. Segundo a mulher do bombeiro, iniciou uma greve de fome que o fez emagrecer dez quilos. Quando foi transferido para o Grupamento Especial Prisional (GEP) da corporação, voltou a se alimentar, jejuando novamente com a notícia de que não seria solto junto com os demais bombeiros no último domingo. Convencido por familiares, voltou a comer na quarta-feira.
Em dia de visita, a família de Daciolo esteve no Grupamento Especial Prisional (GEP). A mãe de Daciolo saiu muito emocionada ao lado dos netos, chorando muito, precisando ser amparada por parentes e amigos. A mulher do bombeiro, Cristiane Daciolo, fez um desabafo indignado contra a prisão do líder do movimento.

 "É uma arbitrariedade colocar preso um pai de família com 14 anos de corporação. Meu marido está encarcerado igual a um bandido, sem cometer crime nenhum. Um homem que apenas fez uma mobilização em prol da PEC 300 (proposta que iguala salários de policiais e bombeiros de todo o país aos do Distrito Federal). Qual homem quer não quer dar dignidade a sua família. Meu marido foi tirado de uma aeronave sem mandado de prisão. Levado para Bangu 1 sem mandado de prisão. Saiu do Rio para Bahia com autorização", declarou. 

Ela anunciou ontem que, se necessário for, vai retornar à Câmara de Deputados, em Brasília, para reivindicar a liberdade do marido. Na terça-feira dia 13, ao lado de um grupo e mulheres de policiais e bombeiros, Cristiane foi à Comissão de Segurança Pública pedir pela transferência dos militares de Bangu 1 para os quartéis das corporações, conseguindo o apoio dos deputados. A transferência foi autorizada pelo Governo do Estado no dia seguinte.

 "Semana que vem eu devo ir a Brasília. Alguém tem que responder por tudo o que está acontecendo, ou o governador, ou o comandante do Corpo de Bombeiros. Não pode umchefe de família ficar preso. Até quando o estado vai ficar financiando isso. Meu marido hoje é um preso político", disse Cristiane. Sobre o estado de saúde de Daciolo, Cristiane afirmou que o marido está bem. 

"Ele tem uma força espiritual muito grande. É um homem que sempre lutou pelo bem. Está havendo uma inversão de valores. Essa greve de fome ele não fez para comover ninguém, nós apenas acreditamos e lutamos para que a justiça seja feita", concluiu.

6 comentários:

  1. QUE VENHA NOSSO FUTURO DEPUTADO......DEUS É FIEL..

    ResponderExcluir
  2. EU ACHO QUE TENTAR RESOLVER ESSA ARBITRARIEDADE,POR AQUI NÃO VAI SURTIR MUITO EFEITO NÃO.DEVEMOS ENVOLVER OS DIREITOS HUMANOS INTERNACIONAIS. ESTES CRIMES QUE O GOVERNADOR,SECRETÁRIO DE SEGURANÇA,COMANDANTES DO BOMBEIRO E DA PM,JUÍZES E DESEMBARGADORES ESTÃO COMETENDO CONTRA UMA CLASSE TRABALHADORA QUE SÓ DESEJA SER MELHOR REMUNERADA. TEM QUE TRANSPOR OS MUROS DO BRASIL E SER DIVULGADO PELO O MUNDO AFORA, PRÁ VER SE ALGUÉM COM UM MINIMO DE CONSCIÊNCIA TOME ALGUMA PROVIDÊNCIA !!!

    ResponderExcluir
  3. TA VENDO CRISTIANE DEUS E FIEL PODE TER CERTEZA QUE SERA O INICIO DE UMA VITORIA MAIOR ESPERO QUE ESTEJA PREPARADA VOCES NAO VAO MAIS PRECISAR FICAR
    LUTANDO DO LADO DE FORA DA ALERJ. ESTARAO DENTRO
    COM MAIS FORÇA. AH E NAO SE ESQUEÇAM DE AGRADECER
    O "CABRAL"ELE FOI UM FORTE "CABO" ELEITORAL.
    QUANDO FEZ UM "CABO" DE MARTIRE: AGORA VAI JOGAR EM CIMA DO CEL 'SIMOES"
    FELICIDADES "GUERREIRA"

    ResponderExcluir
  4. CRISTIANE PARABENS A SUA FIBRA E DEDICAÇAO EM DEFENDER O PAI DE SEUS FILHOS COMOVEU A TODOS NOS FEZ DE VOCES NOSSOS IDOLOS QUE DEUS OS ABENÇOE E LHE TRAGAM MUITAS FELICIDADES. PORQUE ESSA E UMA PEQUENA DAS VITORIAS QUE VIRAO. GUARDE ESTA FOTO COM VOCE PARA SEMPRE LEMBRAR ONDE TUDO COMEÇOU DEPOIS SABERA DO QUE ESTOU FALANDO SERA DE UMA CONSQUSTA MUITO BREVE AGUARDE. E ATRAS ESTA ESCRITO CORPO DE BOMBEIRO.

    JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Estamos entrando em uma nova fase, só que agora pouparemos nossos esposos e assumiremos em Nome de Jesus. Contem sempre comigo é só avisar que estaremos lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE VOCES TENHAM FORÇAS E LEVEM ATE O FIM ESTA LUTA NAO DESANIMEM NA PRIMEIRA DERROTA ELA SERA FEITA DE UM DEGRAU PARA COSTRUIREM UMA ESCADA PARA ALCANÇAR-MOS NOSSA VITORIA CONTRA OS DITADORES FORÇA GUERREIRAS.
      JUNTAS SERAO FORTES COMO NOS!!!!!!!!!!!!!

      Excluir