quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Policiais que se recusaram a cumprir ordens no início da greve são afastados da unidade de elite da PM do Rio. Onze foram transferidos esta semana

SITE: REVISTA VEJA

Na noite de quinta-feira, 9 de fevereiro, enquanto cerca de cinco mil grevistas, entre policiais militares, civis e bombeiros se reuniam na Cinelândia para decretar a paralisação conjunta, um outro manifesto acontecia a alguns quilômetros dali, mais precisamente na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da polícia carioca, em Laranjeiras. A ordem do chefe do Estado Maior, Alberto Pinheiro Neto, era para que o comandante da unidade, Wilman René Alonso, enviasse a equipe de plantão para o local da manifestação. A ordem, encarada pela equipe Bravo como uma afronta, foi desobedecida. O castigo veio a cavalo. Por ordem de Pinheiro Neto, desde a última terça-feira, o grupo considerado rebelde começou a ser expurgado do batalhão. Um a um, eles estão sendo punidos com transferências para batalhões comuns, a maioria deles na Baixada Fluminense, São Gonçalo e Itaboraí. Até esta quinta-feira 11 já tinham sido realocados compulsoriamente.

O Boletim Interno número 31, de 14 de fevereiro, traz na página 55 a lista dos transferidos – entre outras transferências rotineiras da PM. A diferença é que, por ser uma unidade de elite, com treinamento especial, raramente há mudanças em massa no batalhão.

A lista de punidos é encabeçada pelo subtenente Jayme Rosa Filho, oficial de operações, e pelo sargento mais antigo, Milton Ramos Azevedo, conhecido no Bope como Bambam. Este, por sinal, tornou-se uma espécie de lenda entre os ‘caveiras’. Participou de praticamente todas as grandes ações protagonizadas pelos homens de preto, inclusive das cinematográficas ocupações da Vila Cruzeiro, em 2010, quando as câmeras flagraram centenas de bandidos correndo do Bope, e da Rocinha, ano passado.

“Queríamos apenas saber qual o motivo dessa ordem, pois sabíamos que estaríamos afrontando uma multidão, somente pelo fato de estarmos ali por perto. Era óbvio que isso iria acirrar os ânimos e poderia gerar uma confusão sem precedentes. Então surgiu o questionamento ao comandante”, explica um dos policiais.

O fato é que a equipe Bravo acabou se recusando a sair do batalhão sem saber exatamente do que se tratava a missão. A decisão de não combater os grevistas já havia sido avisada ao comandante numa reunião na semana anterior, três dias antes do início da greve. E o próprio subcomandante do Bope, major André Batista (oficial que inspirou o personagem Mathias, interpretado pelo André Ramiro, no filme ‘Tropa de Elite’) prometera diante da tropa, formada no pátio da unidade, que entregaria o cargo se o comandante-geral, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, mandasse o Bope para qualquer ocorrência que não fossem aquelas para os quais assalto com reféns, fechamento de vias, arrastões ou ataque de facções do tráfico.

“Não era uma adesão à greve nem um ato de insubordinação. Mas não iríamos para uma praça no centro da cidade enfrentar nossos colegas que reivindicavam melhores condições de salário. A equipe Bravo demorou a formar (reunir-se para partir em missão), mas depois acabou indo para o Quartel General da PM, ficou cinco minutos lá dentro e voltou”, explica outro oficial do Bope.

Com as transferências, o clima na unidade mais bem preparada do Rio de Janeiro azedou. Até o segurança pessoal do comandante Wilman René, cabo Marcelo Luiz Lino Moreira, foi mandado para outra unidade. Mesmo sem estar de serviço, naquela noite ele vestiu a farda preta e se juntou aos colegas que buscavam uma explicação do comando. A crise pode se agravar. Os praças do batalhão se reuniram e têm tentado convencer um grupo maior a entregar o cargo e pedir a exoneração do Bope caso as punições sejam levadas adiante.

19 comentários:

  1. ENTENDA AGORA O BOPE DE UMA VEZ POR TODAS QUE O VULGO SC, TRATA QUALQUER FUNCIONÁRIO MAL. ENTÃO NÃO TEM ESSA, PODE SER BOPE, GMAR, COMBATENTE. ENTÃO JÁ PODEMOS VER UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL. NÓS DO GMAR ESTAMOS PREPARADOS PARA TUDO, O BOPE CHEGANDO JÁ É MAIS UMA FORÇA E A REPRESENTATIVIDADE DOS SENHORES É BOA. IMAGINE CONTAGIARMOS TODA PMERJ/CBMERJ, MEUS IRMÃOS NÃO TEM SC QUE AGUENTE! ELE SIM DEVE IR PARA BANGU 1, AFINAL ELE É MARGINAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM VOCE NAO PODE HAVER DIVISAO ENTRE NOS SEJA BOPE CHOQUE SEREMOS TODOS UNIDOS PORQUE NAO PODEMOS CONTAR COM AGUNS DA PC . AGORA SAUDAÇOES AO francisco chao SEU X9 FDP.

      JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. CADE O MINISTERIO PUBLICO QUE NAO FALA NADA, CADE WAGNER MONTE E OS DEPUTADO A JUSTIÇA??!! ISSO E DITADURA, CADE A REDE GLOBO, ESTA TUDO COMPRADO PELO GOVERNADOR SERGIO CABRAL!!!

    ResponderExcluir
  3. Juntos Somos Fortes!!!! Todods têm que entender isso!!!!

    ResponderExcluir
  4. Heroismo! Acredito que seja o melhor adjetivo para estes "caveiras". Diante de todos os problemas que a presença destes bravos no local da manifestação traria, simplesmente optaram por serem sensatos. Estes sim, deveriam ser condecorados por bravura, pois assim como nós, lutaram contra um sistema inteiro, e mesmo com essa "porradinha" tenham a certeza SÃO VENCEDORES" Parabéns a Equipe BRAVO!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara vc falou bonito, é isso mesmo, esses sim deveriam ganhar medalhas, pois tiveram o juízo certo e discernimento do q é certo ou não. para vcs moções de aplausos. fiquem firmes caveiras q foram expulsos, pq DEUS é justo, quando mudar esse governo do mal, talvez venha alguém realmente competente e vcs voltarão a fazer oq gostam.

      Excluir
  5. ISSO REALMENTE É UMA SACANAGEM,SÓ FALTAVA ESSA. JÁ ESTÃO ENVOLVENDO UMA TROPA QUE É DE ELITE,NAS POLITICAS SUJAS DO GOVERNO O BOP,O CHOQUE E O GAM TEM QUE FICAR AFASTADOS E ISENTOS DESSA POLITICAGEM BARATA DESSE GOVERNADOR.IMAGINEM COMO VAI FICAR O RIO DE JANEIRO SE ESSAS TROPAS DECIDIREM PARAR OU FAZER OPERAÇÃO PADRÃO OU TARTARUGA. SE JÁ ESTA RUIM IMAGINEM MAIS ESSE GUADRO.A PM É INJUSTA E COVARDE, NÃO BASTA OS BONS SERVIÇOS PRESTADOS POR ESSES VALOROSOS HOMENS.QUALQUER FALTA, EQUIVOCO OU MANOBRA POLITICA ELES SÃO TRANSFERIDOS DO SEU BATALHÃO, E DIGO QUE QUEM PERDEU NÃO FORAM ELES, QUEM PERDEU FOI O CIDADÃO,O BATALHÃO E O ESTADO, POIS CUSTA CARO FORMAR UM POLICIAL DE ELITE. É DINHEIRO DO CONTRIBUINTE JOGADO FORA.É TRISTE VER A TROPA DE ELITE SENDO USADA NESSA LAMA POLITICA COMO EXEMPLO DE COMO NÃO SE DEVE FAZER. EU SOU PM CONVENCIONAL, MAS TENHO AMIGOS AI, E ESPERO QUE TUDO SE RESOLVA . UMA ABRAÇO AMIGOS !!

    ResponderExcluir
  6. JORNAL O POVO: PEDIDO DE SOLTURA JA ESTA NO STF. PARLAMENTARES IMPETRA HABEAS CORPUS E JURISTAS DO RIO SE MOBILIZAM EM FAVOR DA LIBEDADE DE PMs E BOMBEIROS

    ResponderExcluir
  7. UM GRANDE URRA AO BOPE!!!!!!!!!!!ESSES SIM NOVAMENTE MEUS HERÓIS!!!!!!!!!ESTAREMOS JUNTOS EM BREVE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Venho através deste comentário, pedir que vcs que são do BOPE, se unam e não deixem que tratem vcs como estão tratando o restante da tropa. Sou de um BPM operacional, mas fizeram covardias conosco, no entanto, vcs tem mais forças para bater de frente com esses covardes . Vcs são o espelho do governo ! Quero ver o q o governo vai explicar p a sociedade e p os turistas, caso vcs se unam e de uma forma sábia cobrem a injustiça que estão querendo fazer com vcs. Boa sorte p vcs....

    ResponderExcluir
  9. ELES PREDENDERAM 12 EM BANGU 1 E AGORA 12 NO BOPE 12+12="24" PORRA cabral VIRA HOMEM.

    TINHA QUE SER "24" OS OUTROS PODEM FICAR TRANQUILOS QUE ELE NAO MUDA ESTE NUMERO.

    ResponderExcluir
  10. Nelson de Azevedo Neto17 de fevereiro de 2012 18:50

    Bom, já que, vejo neste Blog algumas referências sobre o possível lançamento de candidatos à cargos parlamentares, sugiro então que aqueles que queiram realmente defender o direito da classe, e também da sociedade, se façam coerentes e fujam de partidos que são dominados pelos vícios do políticos de carreira e ajudem na fundação do Partido Militar Brasileiro... Lembrando que civís também podem colaborar com o processo e posteriormente, se quiserem, se filiar ao novo partido... Segue um video de um dos fundadores:

    http://www.youtube.com/watch?v=Xr76yV3-V7I&feature=player_embedded

    E só lembrando a todos que, militar fardado é servidor, jamais lacaio, e sem farda é um cidadão contribuinte e cliente do seu próprio serviço… ENTÃO JÁ CHEGA DE LAVAGEM CEREBRAL QUE VISA O SUBJUGO DO “SEMELHANTE”…
    DISCIPLINA E HIRARQUIA; SIM…
    OBEDIÊNCIA CEGA E SUBSERVIÊNCIA; NÃO.

    ResponderExcluir
  11. Nelson de Azevedo Neto17 de fevereiro de 2012 19:00

    - Quanto à esta rapaziada do BOPE momentâneamente vítima da tirania estatal, vou repetir um comentário que fiz em outro Blog:
    ...........................................
    PARABÉNS A TODOS AQUELES QUE COMPÕEM A "MASSA" DA SEGURANÇA PÚBLICA, E QUE NUMA VEDADEIRA DEMONSTRAÇÃO DE CORAGEM, SE RECUSAM A SERVIR COMO MEROS LACAIOS E/OU CAPANGAS DE "SUPERIORES HIERÁRQUICOS" E OU "AUTORIDADES" QUE SE PORTAM DE MANEIRA MAFIOSA, INESCRUPULOSA, E/OU TIRANA... DEIXANDO CLARO PARA A CORJA QUE APARATO DE ESTADO NÃO PODE SE PRESTAR À ATOS COVARDES E ARBITRÁRIOS... E A ESSES BRAVOS HOMENS DO BOPE QUE FORAM TRANSFERIDOS, EU DIGO:
    NÃO SÃO VCS QUE NÃO MERECEM COMPOR OS QUADROS DO BOPE... E SIM O ATUAL COMANDO DA INSTITUIÇÃO QUE NÃO MERECE HOMENS COMO VCS... E DUVIDO QUE EM POUCO TEMPO, ESTA SITUAÇÃO NÃO POSSA SER REVERTIDA NA JUSTIÇA... POIS LEMBREMOS QUE POSTOS COMANDOS SÃO PASSAGEIROS, MAS A CORAGEM E A HONRA DE UM GUERREIRO É ALGO QUE NÃO SE PODE COMPRAR, POIS SÃO QUALIDADES NATAS.

    ResponderExcluir
  12. sou sgt gusmão bombeiro militar, sou fã de vcs ,a união faz a força não de mole pra eles. cai 1 cai todos

    ResponderExcluir
  13. LIBERDADEEEEEEEEE!!!!!!!!!!FUI INFORMADO HA POUCO QUE SAIU O HABEAS CORPUS DE NOSSOS HERÓIS!!!!!!!!!SÓ AGUARDANDO A CHEGADA DO OFICIAL DE JUSTIÇA!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. SOU BOMBEIRO..E SEI O SEGUINTE..É SÓ COVARDIA.VCS VIRAM AGORA A POUCO " A LIGA DA JUSTIÇA " SEREM ABSOLVIDOS..ENTÃO OQ É CERTO É ERRADO E O ERRADO É O CERTO..NÃO DÁ PARA ENTENDER OQ ESTÁ ACONTECENDO COM ESTE PAÍS. ISSO PQ NOSSOS COMANDANTES NÃO SE IMPÕE..FICAM SERVINDO DE CAPACHOS DESSE PAISANOS Q FICAM 4 ANOS MAMANDO NA TETA E DEPOIS VÃO EMBORA...FIQUEM FIRMES, NÃO JOGUEM SUAS CARREIRAS FORA, PERMANEÇAM UNIDOS..O MAL VAI TER Q SAIR DO NOSSO MEIO. UM ABRAÇOS A TODOS VCS E QUE DEUS NOS AJUDE !!!

    ResponderExcluir
  15. Em qualquer bpm que vocês estaram uma coisa pode ter certesa, serão tratados pela tropa com respeito, pois a atitude que tomaram foi de sujeito homem, coisa que falta a muitos na tropa!

    ResponderExcluir
  16. VAMOS LA IRMAOS DO BOPE E CHOQUE O QUE PASSOU NOS VAMOS ESQUECER POIS SABEMOS QUE NAO SAO TODOS MAS PRESTEM ATENÇAO "cabral" FICARA POR MAIS DOIS ANOS E OLHEM LA. E NOS FICAREMOS JUNTOS ATE NOSSA REFORMA OU NOSSAS MORTES NOS SOMOS MILITARES NAO PAUS MANDADOS PRICIPALMENTE PARA QUEM NAO TEM MORAL DE NOS COMANDAR GOSTEI DE VER A ATITUDE DAQUELES IRMAOS QUE FORAM PUNIDOS E TRANSFERIDOS POIS EM QUALQUER CLASSES QUE ELES ESTIVEREM SEJA "ESPECIAIS" OU "CONVENCIONAIS" ESTARAO DE CABEÇAS ERGUIDAS. E NESSA CLASSE QUE DEVEMOS ESTAR, PORQUE JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES.

    ResponderExcluir
  17. partido militar!!! de novo? falta dois anos para terminar o madato deste governador legitimamante reeleito por vcs.e ainda não temos candidatos então vai sobrar para os mesmos é aqueles que vão nos enganar como fizeram todos até agora, militar para quê? se o comando supremo das forças armadas estão nas maos de ex combatentes da liberdade! lula quando saiu deixou o comando das forças armadas adivinha quem está no comando? daqui uns 40 anos vcs,terão o poder de novo!ai quem sabe aprendem e tomem vergonha na cara ao votar, militares nunca mais!!!o povo tirou da prisão quem? lá em roma jesus foi escolhido p/morrer esqueçeu? VOX POPULI VOX DEI. E VIVA NOSSO POVO.

    ResponderExcluir