segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

VAMOS VALORIZAR OS POLICIAIS MILITARES

SITE : ABORDAGEM  POLICIAL

Quem não é policial muitas vezes ignora quais são os reais motivos pelos quais os profissionais de segurança pública reivindicam atenção e reconhecimento. Neste texto, pretendemos mostrar um pouco das agruras por que passam os policiais, além de algumas de suas funções que parecem ser dignas de observação quando estamos falando de valorização profissional. Ao final, o leitor poderá responder à pergunta: “Quanto você cobraria para ser policial?”:

Passar noites sem dormir

A maioria das pessoas só vê a polícia quando ocasionalmente passa por uma viatura ou guarnição durante seu cotidiano diurno, ou na parte inicial da noite. Para quem não sabe, porém, a polícia trabalha ininterruptamente todos os dias, inclusive no momento em que os cidadãos “normais” se encontram no aconchego dos seus lares, aquecidos e descansados, dormindo para enfrentar a rotina do dia posterior. Às vezes, esta jornada noturna se estende, em virtude de ocorrências mais demoradas e problemáticas. Durante o serviço policial, dormir, e todos os benefícios que o ato traz ao corpo, são exceção.

Faltar a eventos familiares/afetivos

Natal? Revellion? Carnaval? Dia dos pais? Dia das mães? Aniversário? O policial não tem direito a qualquer destas comemorações, caso esteja escalado de serviço. Também não pode deixar de trabalhar, se for o caso, para ir à apresentação de teatro do filho na escola, tampouco para fazer uma viagem romântica com o(a) cônjuge. Na polícia, o ditado popular se faz valer: “primeiro a obrigação, depois a diversão”.

Correr risco de morte

Certamente este é o mais óbvio dos ônus de se tornar policial, mas também o mais preocupante: ser policial é trabalhar com a possibilidade de morte a qualquer momento do serviço. Não são poucos os casos de policiais mortos em confronto, ou mesmo em acidentes e incidentes possíveis no desenrolar da atividade: colisão de viaturas em perseguições, manuseio equivocado de arma de fogo etc.

Ser reconhecido fora de serviço

Um desdobramento do aspecto acima mencionado está presente também quando o policial não está mais em serviço. Caso seja reconhecido no momento de um assalto, por exemplo, dificilmente os suspeitos serão benevolentes com o policial, pelo receio da represália imediata e posterior. Assim, admitir-se policial em qualquer ambiente é quase se oferecer aos riscos inerentes a esta condição.

Salvar vidas de vítimas do crime

Cotidianamente a polícia põe fim a seqüestros, assaltos com reféns, tentativas de homicídio, roubos, furtos etc. Cotidianamente a polícia salva vidas, tal como o médico o faz, com uma diferença: expondo sua própria vida.

Ser generoso, polido e negociador

Embora a imagem que as polícias tenham entre a população brasileira seja a de uma instituição rústica, truculenta e abrupta, o fato é que a maioria dos policiais lidam com os problemas que se lhe apresentam no dia a dia de modo muito mais brando. Isto porque seria praticamente impossível resolver a gama de problemas nas ocorrências caso agisse sempre arbitrariamente. Sem o talento da mediação, o policial estará fadado ao fracasso.

6 comentários:

  1. A UNIÃO DEMONSTRADA, NESTE PRIMEIRO PASSO DADO COM A MOBILIZAÇÃO DOS BOMBEIROS E POLICIAIS, SERVIU PARA QUE JUNTOS (BM'S E PM'S) SEJAMOS MUITO FORTES. COM CERTEZA TODOS APOIAM O POLICIAL MILITAR HONESTO. TEMOS QUE MANTER ESTA UNIÃO DE FORÇA COM AS CORPORAÇÕES UNIDAS. GUERREIROS AZUIS E VERMELHOS, JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM O COMENTÁRIO DO IRMÃO SOBRE ESSA NOVA UNIÃO ENTRE PM E BM, TEMOS QUE MANTER ISSO E RECOMEÇAR AS MOBILIZAÇÕES.
    MAS ESTOU AQUI POR OUTRA COISA, SOUBE QUE DIA 1 DE MARÇO HAVERÁ MOBILIZAÇÃO POPULAR CONTRA O AUMENTO TERRÍVEL DO PREÇO DAS BARCAS RIO-NITEROI. PÔ GALERA QUEM FOR PRA LÁ A TRABALHO NÃO CUMPRA ORDENS ABSURDAS DE BATER NOS MANIFESTANTES, DEIXEM QUE OS OFICIAIS FAÇAM ISSO JÁQUE SÃO OS BABA OVO DOS COMANDANTES. A POPULAÇÃO ESTÁ CERTÍSSIMA EM SE MANIFESTAR CONTRA ESSE ABSURDO.
    VAMOS COMEÇAR A DAR NOSSAS RESPOSTAS A PARTIR DE AGORA PRA ESSES MERDAS DESSES OFICIAIS. O GOVERNO FINGE QUE NOS PAGA E A GENTE FINGE QUE REPRIME OS CARAS NA MANIFESTAÇÃO.
    JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODE TER CERTEZA COMPANHEIRO E ISSO QUE SERA FEITO OU MELHOR E O QUE TEMOS QUE FAZER UNIAO DE CLASSES MILITARES E CIDADOES SO ASSIM TEREMOS A UNIAO DE UM PAIS QUE ESTA CHEIOSDE CORRUPTOS
      E O POVO E NOS JA ESTAMOS CANSADOS A DILMA JA ESTA CONSEGUINDO
      COLOCAR ATRITOS ENTRE AS FORÇAS ARMADAS QUER MAIS O QUE.
      JUNTOS SOMOS FORTES. COM O POVO NOS APOIANDO JA E.

      Excluir
  3. E ISSO AI PESSOAL VAMOS VALORIZAR OS POLICIAIS E BOMBEIROS HONESTOS PORQUE OS QUE NAO O SAO NAO PRECISAO DE SEUS SALARIOS E NEM ESTAR EM NOSSO MEIO E SEI QUE E ISTO QUE O POVO ESTA QUERENDO E ELE VAI NOS APOIAR E NOS MESMO VAMOS TIRAR OS SAFADOS SO QUEREMOS DIGNIDADE PARA PODER SERVI-LOS MELHOR DO QUE JA O FAZEMOS.

    JUNTOS SOMOS FORTES. COM O POVO SEREMOS MAIS!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. não acredito que a polícia seja tudo isto que foi comentado ela não é capaz de se unir em favor daqueles que estão sendo excluidos por defender os direitos de todos , esses sim são dignos de todo nosso respeito o resto bem é resto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PO AMIGO FALOU POUCO E MACHUCOU MUITOS CADE A UNIAO PARA AJUDAR OS COLEGAS QUE ESTAO SENDO EXCLUIDOS VAO DAR UMA DE"francisco chao" A MERRECA QUE VEIO AGRADEÇAMOS AOS QUE FORAM PRESOS.

      Excluir