sábado, 3 de março de 2012

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DIZ QUE: PEC 300 é inviável

SITE: REVISTA CARTA CAPITAL 

CartaCapital: Como o senhor vê as manifestações de policiais de todo o Brasil pela aprovação da PEC 300, que estabelece um piso salarial nacional para a categoria?

José Mariano Beltrame: A PEC 300 está baseada na realidade da polícia do Distrito Federal, que tem bons salários. Mas quem paga por aquela polícia é a União e não os estados. Se o Congresso aprovar, tenho certeza de que a maioria dos governos estaduais não vai poder pagar. Os governadores vão provar facilmente que não têm caixa para isso. Mais uma vez, o policial vai se frustrar, por ver uma iniciativa aprovada e não executada. Um país do tamanho do nosso, com 27 polícias diferentes e realidades diversas, tem de ampliar essa discussão. Acho que é possível estabelecer um piso salarial, mas o valor mínimo do Acre não pode ser o mesmo do Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro.

CC: Como o governo federal poderia ajudar os governadores nesse assunto?

JMB: A questão salarial das polícias é competência dos estados. O que não impede a União de criar mecanismos para ajudar. O Pronasci era um pouco isso. Havia bolsas de incentivo à formação dos policiais. O ministro anterior acenou com a bolsa Copa e a bolsa olímpica, gratificações que o governo federal daria até o evento e dali para a frente o estado assumiria. Essas não foram em frente e as bolsas formação estão praticamente no fim. No Rio, tínhamos cerca de 30 mil policiais no programa e a gratificação equivalia a mais de metade do salário. Essa perda salarial também influiu nessas últimas manifestações.

CC: O que o senhor acha da reivindicação de direito de greve para os policiais?


JMB: Não vejo problema em discutir. Mas veja: pela Constituição, as polícias são militares e civis. As polícias militares do Brasil querem continuar assim, não vejo reivindicação para mudar esse aspecto. E os militares têm um regime disciplinar todo especial. Não se pode tratar um policial militar pelo regime disciplinar civil.
CONTINUE LENDO AQUI

13 comentários:

  1. MARIANGELA SOS disse:
    2012-03-03 18:43:25
    Não entendi o secretário, ele cita o Acre e diz que não devemos comparar com o Rio Grande do sul e o Rio de Janeiro. É interessante, pois o salario dos militares da Segurança pública do Rio é o pior do Brasil e o Rio tem arrecadação maior que a do Acre. Realmente, o piso deveria ser equiparado para todos, mas os estados com maior arrecadação (por exemplo o Rio) deveriam arcar com uma porcentagem maior do pagamento dos profissionais, e os estados como o Acre, deveriam arcar com uma porcentagem menor e a União completar o salário da Segurança Pública de todos os Estados. O Brasil é um país rico que distribui muito injustamente sua riqueza. Falta mesmo é vontade política e homens de boa vontade. Quando os políticos querem, eles resolvem rapidinho!

    ResponderExcluir
  2. MARIANGELA SOS disse:
    2012-03-03 18:43:25
    Não entendi o secretário, ele cita o Acre e diz que não devemos comparar com o Rio Grande do sul e o Rio de Janeiro. É interessante, pois o salario dos militares da Segurança pública do Rio é o pior do Brasil e o Rio tem arrecadação maior que a do Acre. Realmente, o piso deveria ser equiparado para todos, mas os estados com maior arrecadação (por exemplo o Rio) deveriam arcar com uma porcentagem maior do pagamento dos profissionais, e os estados como o Acre, deveriam arcar com uma porcentagem menor e a União completar o salário da Segurança Pública de todos os Estados. O Brasil é um país rico que distribui muito injustamente sua riqueza. Falta mesmo é vontade política e homens de boa vontade. Quando os políticos querem, eles resolvem rapidinho!

    ResponderExcluir
  3. Nelson de Azevedo Neto3 de março de 2012 20:20

    - Bom, já que boicotaram este meu comentário num blog do Carta Capital, eu publico aqui:

    É impressionante como o poder da "grande mídia" aliciada com os frutos do sacrifício da população deste país, é capaz de transformar pessoas em celebridades para atender toda a sorte de interesses obscuros... Quando será que, de fato e de direito, a população deste país poderá contar com um serviço jornalístico e/ou informativo que traga a luz sobre a verdade dos fatos e de seus atores?!?!?...
    ... E assim perpetua-se a "SINDROME DO PINÓQUIO"!... Pobre povo brasileiro iludido e alienado, deliberadamente, da verdade!
    :(

    ResponderExcluir
  4. José Mariano Beltrame,AQUI VAI UM RECADO PRA VOCE.NÓS SERVIDORES PUBLICOS ESTAMOS FOCADOS EM TUDO QUE ACONTECEU E ESTA ACONTECENDO COM A GENTE.NAO VENHA COM ESSA PROPAGANDO PRA DILMA NAO.PRONASCI NAO VAI NOS COMPRAR E TEM MAIS O QUE OS POLICIAIS DAQUI E OS BOMBEIROS DE LÁ COLOCAREM PRA GENTE AQUI NO SITE É O QUE IREMOS ABRAÇAR ESSA LENDAINHA DE QUE A DILMA PODE FAZER DANDO SEM DAR COMOP FEZ ANTES O LULA NAO IRA MUDAR NOSSA META.PRONASCI NAO É SALARIO OS MISERAVEIS APOSENTADO CONTINUAM COM FOME. E ABANDONADOS.SEUS. AINDA ACREDITAM QUE IRAO ENGANAR MAIS A GENTE.PODEM VIR COM ISCAS IREI MORDER,E COMER A CARNE DEPOIS DEVOLVOO ANZOL VOTANDO EM OUTRO. ESSA DE FALAR DE GOVERNO FEDERAL DAR MAIS PORQUE É DA UNIAO,SOMOS DO ESTADO MAIS BEM ESTRUTURADOS DO BRASIL ATUALMENTE E O PIOR PAGO,TEM ESTRUTURA PRA DAR MAIS QUE BRASILIA DAR.E VOCE VEM COM ESSA LENGA LENGA SECRETARIO O SENHOR QUER GANHAR O QUE COM ESSA PROJEÇAO POLITICA?
    ESTOU COM OS POLICIAIS E BOMBEIROS QUE MOSTRARAM GARRA E SEREM LIMPOS.VOCES DO GOVERNOS ESTAO SUJOS COM A GENTE,E PRA SE LIMPOAR NAO SERÁ ESSAS BRECHAS QUE VOCE ESTA TENTANDO ABRIR PRA IMAGEM DA DILMA,NAO COLOU,.........

    ResponderExcluir
  5. REITERO AQUI POEDINDO PERDAO AOS REFORMADOS DIZENDO QUE O SENTIDO DE MISERAVEL,É QUE ESTAO EXCLUSOS DA IDEIA DE QUE EXISTEM PRA ESSES QUE DIZEM SER AUTORIDADES. SE VOCES NAO SAO LEMBRANDO É PORQUE NAO TEM VALOR PRA ELES,ME DESCULPEM AI A FALA,NAO QUIS DESMERECER NENHYUM DE VOCES,SÓ ME REFERIR QUE QUEREM DEIXAR OS REFORMADOS EM ESTADOS DE MISERIA .REFORÇO AQUI MEU PEDIDO DE PERDAO SE ENTENDERAM DE OUTRA FORMA.
    ASS.COMENTARIO DAS 03:31

    ResponderExcluir
  6. Nelson de Azevedo Neto3 de março de 2012 21:46

    Pois é... Quem procura acha!... A exemplo do que o Cabral e seus lacaios vem fazendo com os militares da Segurança Publica do RJ... A Dilma e seu assecla barbudim Celso Amorim, tentaram fazer o mesmo com Militares da Reserva DAS NOSSAS FA's que se manifestaram contra as ações do governo... E, desde então, a lista de militares em apoio aos manifestantes só vem aumentando... Segue a lista, por patente, dos militares de coragem que resolveram peitar A CORJA e assinaram o manifesto (e que sirva de exemplo para os oficiais militares da Segurança Pública deste estado que ainda honram a farda que vestem)... São estes até o presente momento:

    62 OFICIAIS GENERAIS
    267 OFICIAIS SUPERIORES
    19 OFICIAIS SUBALTERNOS
    14 SUB-OFICIAIS
    11 SARGENTOS
    2 CABOS

    E também temos o Desembargador do Tribunal de Justiça do nosso Estado(RJ), Bernardo Moreira Garcez Neto...
    E até o presente momento, além dos militares e do desembargador, o manifesto foi aberto a participação de civis, e já conta com a assinatura de centenas de cidadãos... E a lista só faz aumentar...

    Leiam e assinem o presente manifesto em:
    http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6613&Itemid=1

    VAMOS BOTAR ORDEM NESTE ESTADO E NO NOSSO PAÍS, E DEVOLVÊ-LO AOS CIDADÃOS-DE-BEM... SÓZINHOS SOMOS FORTES... MAS JUNTOS, SOMOS INVENCÍVEIS!... MILITARES E CIVIS UNIDOS PARA COMBATER A DITADURA ESTATAL... É FATO!... E FARÁ UMA NOVA HISTÓRIA!

    ResponderExcluir
  7. JOSE MARIANO BELTRAME VA ARRUMAR ALGO DE UTIL PARA VOCE FAZER NAO FIQUE TENTANDO NOS ENRROLAR MAIS QUE TAL VOCE DAR PROTEÇAO AO SEU CAPAÇHO "francisco chao" ELE SUMIU TA PASSEANDO NO EXTERIOR COM O DINHEIRO QUE LEVOU OU FOI MESMO AMEAÇA DE PRISAO QUE ELE CORREU VOCE FODEU O CARA MAS TAMBEM NAO TEM HOMBRIDADE ABANDONAR OS COLEGAS E OS MILITARES NA HORA O DACIOLO SE FERROU MAS CONTINUA COM OS MESMOS IDEAIS E NOS VAMOS APOIA-LO EM QUALQUER SITUAÇAO A EU NOTEI QUE A DILMA ESTA MUITO EMOTIVA CHOROU QUANDO PASSOU O MINISTERIO PARA O CRIVELA SERA PORQUE PORQUE CHOROU ELA AGORA TA SACANEANDO AS FORÇAS ARMADAS SERA QUE VAI CONSEGUIR ESSA HISTORIA ESTA FICANDO COMPLICADA E TUDO COMEÇOU EM COPACABANA COM OS BOMBEIROS GVs CUSTAVA O CABRAL DAR O REAJUSTES DELES. FUiii.

    ResponderExcluir
  8. COM Q DINHEIRO O CABRAL COMPROU AS DUAS MANSÕES AVALIADAS EM APROXIMADAMENTE 2 MILHÕES CADA UMA, EM MANGARATIBA E ANGRA? É VERGONHOSO TER GOVERNANTES IGUAIS Á ESTES...

    ResponderExcluir
  9. ELE DEVERIA VIR A PUBLICO E EXPLICAR COMO CONSEGUIU SER NOMEADO DELEGADO DA PF NUM CONCURSO PRA CEM PESSOAS E ELE TENDO PASSADO EM 851 LUGAR!!!!!QUANTO AO PISO NACIONAL,QUEM É ELE PRA OPINAR??NÃO É A AREA DELE A FOLHA DE PAGAMENTOS E A CAPACIDADE QUE CADA ESTADO TEM DE PAGA-LAS,SENDO QUE O RJ É UM DOS ESTADOS QUE ESTÁ EM CONDIÇÕES SIM DE FAZE-LO!!DE ACORDO COM ESTUDOS AMPLAMENTE RELATADOS POR ESPECIALISTAS DA AREA!!!BELTRAME VOLTA PRO SUL E DEIXA A GENTE EM PAZ PELO AMOS DE DEUSSS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. É verdade ! o Estado não tem como pagar ! O segundo maior arrecadador financeiro do Brasil não tem condições de pagar ! Vendeu o QG da PMERJ e outros batalhões! para onde vai a verba ? O estado com menor arrecadação do Brasil, consegue pagar melhor os seus policiais do que o do rio de janeiro, como pode ? tem razão o beltrami tem razão, o dinheiro esta viajando para paris todos os dias !!! Não pode ter condições de pagar bem ! Nunca poderá ter dinheiro para o funcionalismo público, pois cada Governador que entra, só pensa em encher o burrão de dimdim, todos corruptos, além de comprar a imprensa, como a rede globo !!!!

    ResponderExcluir
  11. beltrame quem conhece ele?
    nunca negociou nada e quer falar alguma coisa se tivesse conversado poderia falar.,mas nem se quer disse com atitudes que existimos pra ele como quer falar que a dilma pode resolver com pronasci. compra de voto assim como bolsas a balde sem freio e aii ´porque?

    ResponderExcluir
  12. POIS É . E SE ESSE ESTELIONATÁRIO SE CANDIDATAR NEGUINHO AINDA ELEGE ELE...TODO POVO MERECE O QUE LHE GOVERNA.

    ResponderExcluir
  13. Amigos sou civil, estou preoculpado com esse povo, que protege a população e ama sua profissão tatos os bombeiros e PM, vamos dar apoio a ele eles merecem são
    vamos apoiar essa duas classes. Um abraço.
    jjrossi

    ResponderExcluir