quarta-feira, 25 de abril de 2012

História: Dois Lobos dentro de mim

Conto Cherokee
 
Os anciões Cherokee estavam preocupados com um dos garotos da tribo que, por se sentir injustiçado, tornou-se agressivo. O avô do menino o traz para perto de si e diz:

- Eu entendo sua raiva. Há uma batalha terrível entre dois lobos que vivem dentro de mim. Esses dois lobos tentam dominar o espírito de todos nós.

Um é Mau. Seus dentes são fortes como raiva, inveja, ciúme, tristeza, cobiça,
 arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade,
 orgulho, superioridade e ego.

 O outro é Bom. Seu olhar é forte como alegria, esperança, serenidade, paz, humildade, empatia, bondade, generosidade, verdade, perdão, compaixão, harmonia e fé.

 O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:

- Qual lobo vence?
 
O velho índio respondeu:

- Aquele que você alimenta!

3 comentários:

  1. 24-04-2012 – Paulo Ramos denuncia manobra eleitoral contra anistia a PMs

    Um dos mais fervorosos adversários do governador Sérgio Cabral, o Deputado Paulo Ramos (PDT) denunciou um movimento de alguns deputados que estariam se posicionando contra a proposta de anistia para todos os policiais militares e bombeiros, que foram punidos com expulsão por terem participado de recente movimento por melhorias salariais. Sem citar nomes, e o partido a qual seriam filiados, Ramos disse que essa postura de “quanto pior, melhor” seria equivocada e eleitoreira.

    “Achar que o governo ficará acuado numa disputa eleitoral é uma insanidade. O momento não é de tirar vantagem eleitoral. O momento é de pacificação. Não é o momento de se conseguir vantagem para esse ou aquele partido com a desgraça dos outros. Só a anistia aos punidos trará a paz novamente aos quartéis e às famílias daqueles que foram punidos e estão na rua da amargura”, afirmou.

    A proposta de anistia foi assinada por 64, dos 70 deputados, e aguarda apreciação do governador Sérgio Cabral. Segundo Paulo Ramos, há vários outros PMs e bombeiros sendo julgados em conselhos disciplinares e também podem ser expulsos:

    “O único caminho para o restabelecimento da auto-estima de bombeiros e policiais é o do entendimento, da pacificação. Equívocos foram cometidos das duas partes. Portanto, o momento é de união, de pacificação”, concluiu o deputado.post também a fala do deputado paulo ramos denunciando as mazelas para prjudicar nossos herois,obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Nelson de Azevedo Neto26 de abril de 2012 02:54

    Todo o "bom cão" que não preserva ou renega o seu "intinto de lobo" está fadado a se tornar presa fácil... O "bom cão" é fiel ao amigo, mas não tem dono... O "bom cão" tem total controle sobre seus instintos, e bom faro para distinguir com quais deve ser dócil e com quais ele deve expor os seus dentes afiados... E como bom caçador que é, o "bom cão" sabe morder precisamente na jugular, se necessário... Tenho dó da vida dura e/ou errante dos vira-latas... E lamento pela total dependência dos "cachorrinhos de madame"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson de Azevedo Neto26 de abril de 2012 03:08

      Só pra complementar:

      ... Num mundo infestado de predadores canibais, o "bom cão" é o que terá as melhores chances de sobreviver e ainda tentar proteger os vira-latas e os cachorrinhos de madame...
      Quanto aos predadores... eles que se devorem...

      Excluir