quarta-feira, 9 de maio de 2012

Audiência Pública para tratar das expulsões dos Policiais Militares

FONTE: BLOG DO CORONEL PAUL

ALERJ - AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A EXPULSÃO DOS PMs QUE LUTAVAM POR MELHORES SALÁRIOS

Ontem, eu participei da audiência pública realizada na ALERJ pelas Comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública, para tratar das expulsões dos Policiais Militares que estavam lutando por salários dignos e justos no Rio de Janeiro.
A seguir destaco os principais aspectos abordados, esclarecendo que estiveram presentes, entre outras pessoas: o deputado Marcelo Freixo (PSOL), o deputado Zaqueu Teixeira (PT), o deputado Paulo Ramos (PDT), o deputado Luís Martins (PDT), o Coronel PM Ref Bello (Presidente da AME/RJ) e o Coronel PM Waldir (Corregedor Interno), representando a PMERJ, o qual informou que o comandante geral não estava presente por ter sido convocado para uma reunião pelo secretário de segurança.
1) Os parlamentares, o Coronel PM Ref Belo e eu fizemos alguns questionamentos sobre as expulsões, prisões e transferências dos PMs, assim como, a respeito do encarceramento na Penitenciaria Bangu 1. 
2) O Coronel PM Waldir, após uma longa exposição sobre o trabalho da Corregedoria Interna, respondeu a alguns dos questionamentos, ficando de encaminhar os dados solicitados pelos parlamentares sobre expulsões e sobre as punições. Informou que 17 (dezessete) PMs já foram excluídos em razão da participação na mobilização salarial e que outros poderão ser após a conclusão das investigações e dos processos administrativos disciplinares. Esclareceu que só o comandante geral poderia esclarecer quanto ao encarceramento em Bangu 1 e sobre as transferências de PMs envolvidos na mobilização, transferências que estão sendo consideradas "punições geográficas"  pelos parlamentares, pelo Coronel PM Belo e por mim.
3) O deputado Marcelo Freixo (PSOL) informou que o comandante geral da PMERJ, Coronel PM Costa Filho, será convidado para prestar esclarecimentos.
4) O deputado Paulo Ramos (PDT) fez um questionamento importante sobre o fato da PMERJ não respeitar o preconizado pela Constituição Federal (artigo 125) no sentido de que os Praças também só poderm ser excluídos por decisão do tribunal competente e não por ato do comandante geral. O Coronel PM Waldir explicou que a Súmula 673 do Supremo Tribunal Federal permite que os Praças sejam excluídos administrativamente pelo comandante geral, após o processo administrativo disciplinar.
5) O deputado Zaqueu Teixeira (PT) perguntou se tinha ocorrido algum dano material em bens estaduais em razão da mobilização, tendo o Coronel PM Waldir afirmado que não.
6) Evidenciou-se durante a audiência que os deputados estaduais estão mobilizados na direção da concessão da anistia para os Policiais Militares e os Bombeiros Militares. O projeto já tem 64 (sessenta e quatro) assinaturas de deputados e na condição de autores.
7) Será realizada uma audiência específica para tratar das expulsões no CBMERJ.
Nos resta aguardar as novas audiências para que tudo seja esclarecido e nos mobilizar na luta pela anistia.
Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. JÁ É UM COMEÇO E EU ACHO SIM QUE SE DEVE DAR ANISTIA AOS PMS E BMS.COM A ANISTIA TODOS OS CASOS DE EXPULSÃO TERÃO QUE SER REVISTOS. AQUELES QUE ACHAM QUE NÃO SE DEVE COLOCAR POLITICA NO MEIO DISSO, ESTÃO ENGANADOS ,POIS TUDO É UMA QUESTÃO POLITICA,SE É ATRAVÉS DOS DEPUTADOS QUE TEREMOS BENEFICIOS, PERGUNTO EU QUE MAL HÁ NISSO. NO DIA DA ELEIÇÃO VOTAREMOS EM QUEM NÓS QUISERMOS. UM ABRAÇO AOS AMIGOS PMS E BMS !!!!

    ResponderExcluir
  2. O TAL "coroneu"simões DO CBMERJ DISSE QUE O SALÁRIO INICIAL DO SD BOMBEIRO/POLICIAL, É DE 2.736+350+100(?). AONDE ESSE DEPENDENTE QUÍMICO VIU ISSO. JÁ SEI: NUMA DE SUAS VIAGENS PSICODÉLICAS. PILANTRA, LADRÃO DO CENTRO DE ACOLHIMENTO DE BENFICA.

    ResponderExcluir
  3. QUE PAIS ESSE,JUDICIARIO RJ,MINISTERIO PUBLICA RJ FICOU A FAVOR DA FARRA SERGIO CABRAL PMDB ,ENQUANTO PM,BM, PEDIDO AUMENTO SAO EXPULSO PELOS CORONEIS,PELO SERGIO LALAU. EU APOIO BM,PM ESTAREI DIA 20 DE MAIO COPACABANA FORA CABRAL,LUGAR DE POLITICO LADRAO E NA CADEIA,SER FOSSE O POBRE ROUBADO LATA DE LEITE ESTARIA PRESO CINCO ANOS.NOSSA ARMA E POPULAÇAO TIRA ESSE POLITICOS BANDIDOS.

    ResponderExcluir
  4. Aos leitores, boa noite!
    Questiona-se a anistia para os militares que já foram expulsos, pela canetada do Cel Erir e sofrem retaliação de um des'Governador (Delta/Paris/Mangaratiba...),à mercê de uma Sociedade ingrata, que ora aplaude um gesto heróico, mas na maior parte do tempo mete o pau, desce o sarrafo no funcionalismo, principalmente nos 'mangos'. Os militares que estão submetidos aos Procedimentos Administrativos Disciplinares estão impedidos de receber a atual gratificação de R$ 350,00 e prestes a ficarem fora do novo ciclo que já está recebendo os requerimentos nas respectivas unidades. Foram reivindicar por todos, inclusive dos covardes e omissos, que se escondem nas sessões de seus batalhões e, ficaram de fora. Perderam os R$ 350,00, desarranchamento, impedidos de portar a arma, (ferramenta de trabalho policial), atrelado o porte na Carteira de Identidade Funcional, desse modo, nem o sofrido 'bico' nas folgas, lá na padaria do 'português' não pode mais, sem poder concorrer ao Proeis, (quando sua área CPI,CPA, tem convênios),etc... Enfim, o 'mango', que buscou melhores condições de trabalho através de uma escala justa (24h X 72h), até que trabalhou por dois meses nela, porém esta foi revogada voltando a velha escala apertada de 24h X 48h de descanso. A 'política de gratificação' que não se incorpora aos vencimentos permanece sendo paga para os 'moitas'. Depois pedem produtividade? rsrsrsr Cachoeiras de denúncias apócrifas nos colocaram neste fundo de poço. Pessoas recalcadas e infelizes hoje podem achar que nos prejudicaram e até sorrirem nas nossas costas, mas tenho certeza que a cada pá de barro que me são lançadas, me farão sair deste 'buraco' que pensam que me enterraram. No fundo do poço só enxergo a LUZ que vem do alto! Fica a reflexão. O desabafo. Irei ficar no anonimato, pois já perdí muito e aprendi a não me insubordinar ante os pilares da hierarquia e da disciplina. A todos e todas saúde e paz. Abraços fraternos, 'Mango'.

    ResponderExcluir
  5. bambuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu da maldade

    ResponderExcluir