quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bombeiros se organizam para concorrer a cargos públicos

ESTADÃO

Fortalecidos após o movimento grevista de fevereiro, bombeiros militares do Rio de Janeiro se organizaram politicamente para concorrer a vagas em 18 câmaras de vereadores do estado nas eleições de outubro. O grupo SOS Bombeiros, responsável pela ocupação do quartel geral dos bombeiros, articula a candidatura de 22 integrantes da corporação para os cargos de vereador e um candidato a vice prefeito. Distribuídos em partidos como PR, PSOL, PDT e DEM, os bombeiros esperam eleger até sete vereadores. 
O projeto do grupo é se credenciar para eleger deputados em 2014 e lutar pela valorização da categoria e pela reintegração dos 14 oficiais expulsos no movimento grevista. Por enquanto, nas câmaras municipais, a bandeira dos bombeiros é promover a renovação política e aproximar as categorias de trabalhadores do poder público em oposição ao grupo do governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ambos do PMDB.
"A candidatura de um vereador não influencia diretamente a vida do militar, mas é uma base para chegar daqui a dois anos com nomes fortes. Estamos começando um projeto político", avalia Claudio Pereira, candidato a vice-prefeito de Niterói pelo PSOL. Após o movimento, em fevereiro, ele ficou oito dias preso junto com mais de 400 bombeiros.
O PSOL também abriga outros três candidatos ligados à causa dos bombeiros, em Niterói e Nova Iguaçu. Com dez candidatos, o partido com maior número de representantes do movimento é o PR, presidido no Rio pelo deputado federal Anthony Garotinho. A adesão aos partidos, segundo os candidatos, deve-se pelo apoio durante as manifestações, mas o movimento garante independência em relação às posições das siglas em outras temáticas.
"Não definimos a escolha do partido com base em seus ideais. Não somos políticos, somos bombeiros. Temos a proposta de fazer o bem, sem estar preso às propostas partidárias. Nosso compromisso é com os trabalhadores", afirma o líder do movimento SOS Bombeiros, Harrua Leal, expulso da corporação em março junto a outros 13 manifestantes.
Para participar das eleições, os bombeiros foram escolhidos em assembleias nos quarteis e por representantes dos diferentes batalhões de cada cidade. Os candidatos eleitos, segundo Leal, terão compromissos com o movimento, como a contribuição para os integrantes expulsos da corporação. Os futuros vereadores também deverão prestar contas aos seus eleitores nos quartéis, em reuniões mensais com os oficiais.
Único candidato da capital, o oficial Marcio Garcia, de 33 anos, acredita que será difícil garantir nas urnas o apoio recebido durante o movimento. Em sua base, ele conta com familiares e amigos dos oficiais, além de servidores nas áreas de saúde e educação que apoiaram o movimento dos bombeiros. Ao todo, a corporação conta hoje com 22 mil profissionais no estado, sendo 7 mil na reserva.
Somente na capital, a matemática da eleição indica que são necessários ao menos 30 mil votos para garantir um mandato. Ainda assim, o Garcia está confiante. "Vou ser eleito. Acordamos para a necessidade de representação agora. Nossa presença na câmara é uma prova de força política para sermos mais respeitados em nossos direitos e propostas", afirmou.

11 comentários:

  1. A escolha dos políticos interfere e muito na vida do policial e bombeiro, e é por isso que povo tem que abrir os olhos. Ainda temos muito que lutar pelos nossos direitos, mas precisamos admitir que Sérgio Cabral foi o que mais se preocupou com a nossa classe dos últimos governos.

    ResponderExcluir
  2. anonimo das 11:20h eu sou cb bombeiro meu nome é marcos. estou no movimento desde o principio, o salario era 950,00 reais sergio cabral prendeu diversas vezes bombeiros, zombou transferiu guardavida com puniçao geografica, fui a brasilia, dormi na alerj, fui em dezenas de passiatas, entre no quartel central, tomei tiro de 762 do bope, tiro de borracha,bombas, gas de pimenta, fui ate o palacio quanabara, copacabana, flamengo, o meu corronel botou o dede na minha cara falando que ia me prender, fui obrigado tirar fita e adesivo do carro, ate hoje nao posso falar do movimento, fui fotografado pelo b2, amigos que trabalhava em outros municipio foram mandado embora do trabalho extra, fiquei varios dia sem dormircom fome, 14 bombeiro e 18 policiais expulsos, ate hoje nos estamos sendo perseguido e outras coisas a mais, que nao tenho como bota aqui................................................o nosso estado e a segunda maior arrecadaçao do pais. anonimo das 11:20h, quero saber se voce esta ajudando os 18 policiais que foram expulso e passam nessecidade, eu quero mostra para voce que as coisa aconteceu devido a minha luta e dos militares que ombrearam , entao como esse governo corrupto é bom????!!!

    ResponderExcluir
  3. ANONIMO DE 11:20h. VOCÊ TEM UM MÊS DE POLICIA OU NÃO SABE DE NADA. A TAXA DE INCÊNDIO QUE É DE 120 MILHÕES É DESVIADA, BOMBEIRO TRABALHA DE COMLURB (LIMPADO MORRO), FOI COLOCADO NA UPA E SAMU O DINHEIRO E DESVIADO PELO SECRETARIO DE SAÚDE SERGIO CORTES, BOMBEIRO E OBRIGADO A LEVAR MALAS, O ROCK IN RIO É PARTICULAR E TRABALHA DE GRAÇA, E OUTROS EVENTOS. EM SERGIPE UM ESTADO DO NORDESTE QUE NÃO TEM ARRECADAÇÃO O SALARIO ERA 3.150,00 REAIS PARA SOLDADO AQUI ERA 950,00 REAIS. VOCÊ TEM ME EXPLICAR COMO ISSO PODE ACONTECER?

    ResponderExcluir
  4. TOMA VERGONHA NA CARA ANONIMO DE 11:20h VOCê NÃO SABE DA CORRUPÇÃO QUE ROLA NA ALERJ E NOS QUARTEIS. SERGIO CABRAL QUER VENDER O QG E OS BATALHÕES DA ZONA SUL PARA CONSTRUIR HOTEL NA COPA DE 2014. POR QUE ELE NÃO VENDE OS DA BAIXADA?

    ResponderExcluir
  5. VOCÊ NÃO SABE QUE A FROTA DE CARRO LOGAN ESTA SUPERFATURA CUSTA DUAS VEZES MAIS. SERGIO CABRAL JÁ TEM 2 BILHÕES DE REAIS DESVIADO PARA SUAS CONTA, TEM 2 MANSÕES EM MANGARATIBA UM APARTAMENTO NA ÁREA MAIS CARA DO BRASIL NO LEBLON, O SEU SALARIO E DE 18 MIL REAIS, COMO PODE COMPRAR TUDO ISSO????

    ResponderExcluir
  6. FUI CHAMADO DE VÂNDALO E BANDIDO PELO DESGOVERNADOR SERGIO CAOBRAL. FORA CABRAL CORRUPTO!!!

    ResponderExcluir
  7. ANONIMO VOCÊ GANHA UMA MIGALHA ACHA QUE ESTA BOM. VOCÊ NÃO SABE O QUE É PEC 300!

    ResponderExcluir
  8. ESTE ANONIMO DAS 11:20h, É PAU-MANDADO DO SERGIO CABRAL.

    ResponderExcluir
  9. VAMOS DAR A RESPOSTA NAS URNAS AO DESGOVERNADOR GUARDANAPO, AO PAU MANDADO DO ERIR RIBEIRO, O TRAIDOR SÉRGIO SIMÕES E A "SANTINHA" DA MARTHA ROCHA ELEGENDO NOSSOS LEGÍTIMOS REPRESENTANTES. AQUI NA CAPITAL É MARCIO GARCIA 22193.

    ResponderExcluir
  10. ESSE ANONIMO DAS 11:20 DEVE SER O ERIR RIBEIRO DEPOIS DE TER TOMADO UMAS..., POIS É SÓ O QUE ELE SABE FAZER.

    ResponderExcluir
  11. ANONIMO TU É RECRUTA OU É PAU MANDADO. SERGIO CABRAL É FECHADO COM A DELTA ENGENHARIA. A OBRA DO MARACANÃ JA ESTA EM 1,2BILHOES, DAVA PARA FAZER DOIS. FORA SERGIO CABRAL CORRUPTO!!!!

    ResponderExcluir