segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Moradores do Morro da Matriz atacam UPP

Revoltados com a repressão da Polícia Militar a uma tradicional festa agostina que acontecia na madrugada desta segunda-feira na Rua Juiz Jorge Salomão, no Morro São João, no Engenho de Dentro, moradores do Morro da Matriz e arredores atacaram a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade com garrafadas e pedradas. PMs da UPP reagiram com tiros de borracha e spray de pimenta. Pelo menos duas pessoas foram feridas por balas de borracha. Uma mulher grávida passou mal e foi socorrida na Maternidade Carmela Dutra, no Lins de Vasconcelos.
Policiais do Batalhão de Choque foram para os morros São João e da Matriz para reforçar o efetivo da UPP. Segundo moradores, a confusão começou por volta das 2h, quando policiais militares teriam ordenado o fim de um pagode que acontece aos domingos na Avenida Marechal Rondon, numa das entradas do Morro da Matriz. Eles reclamam de perseguição.
- Na sexta-feira é funk e no domingo é pagode. Os policiais sismam em reprimir o pagode, que a comunidade gosta muito. Hoje, eles foram muito exagerados na repressão. Depois de muitos tiros e jatos de spray, os moradores se revoltaram e foram até a UPP para protestar. Jogaram pedras e garrafas - contou um morador, que pediu para não ser identificado.
Uma mulher, que também pediu anonimato, contou que o problema sempre acontece quando um policial conhecido como Mathias está de plantão. Nenhum policial falar sobre o caso.
Em nota, a Secretária de Segurança Pública informou que "o evento estava devidamente autorizado pelo comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local com o acordo de que fosse encerrado, no máximo, às 2h da madrugada. Antes desse horário, algumas pessoas ligaram para a UPP reclamando do som alto".
Na ação, três pessoas foram detidas acusadas de desacato e dano ao patrimônio público. Três menores que participaram da confusão também foram apreendidos sob as mesmas acusações. Todos foram encaminhados para a 25ª DP (Engenho Novo), onde o caso foi registrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário