segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tropa de elite representará o Brasil em competição de táticas no exterior semana que vem

Pela primeira vez, uma equipe da polícia brasileira vai participar do Urban Shield (escudo urbano), um dos mais badalados eventos mundiais da categoria. Há 11 anos, agentes do mundo inteiro se reúnem em cidades americanas para disputar provas que avaliam as técnicas empregadas pelos policiais em quatro modalidades táticas, além da apresentação dos mais modernos equipamentos usados pelas forças de segurança. E o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) vai representar o Brasil no evento, semana que vem, em Oakland, Califórnia.

O Grupo de Resgate e Retomada (GRR) do Bope embarcará amanhã rumo aos Estados Unidos. Lá, os ‘caveiras’ vão demonstrar a policiais de diversos países sua experiência em negociação, tomada tática de veículos e imóveis, além das técnicas que empregam no resgate de reféns. O bom desempenho em ações — principalmente nas ocupações de favelas — e no salvamento de mais de 200 reféns intactos, credenciou o GRR a participar.

No Rio, um treinamento recente do Bope ocorreu em simulação de resgate depois da inauguração do BRT | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia 
MOBILIZAÇÃO
O evento é uma grande simulação de ocorrências que mobiliza uma cidade inteira. São encenados incidentes graves, utilizando locações verdadeiras e espaços públicos, como prédios, casas, veículos, ruas e praças. No Rio, os ‘caveiras’ fazem simulações semelhantes e que também mobilizam meios de transporte públicos e pontos turísticos, como o bondinho do Pão de Açúcar, metrô, BRT e descida de rapel de helicóptero em vários pontos.

Este ano, está sendo esperada a participação de quatro mil voluntários, que ajudam na organização e na atuação como figurantes na montagem das ocorrências. Os policiais são divididos em quatro categorias, de acordo com sua especialidade ou capacidade: resgate, explosivos, condução de materiais perigosos e times táticos. O Bope vai participar desta última modalidade. O Urban Shield será realizado de 26 a 29 de outubro.

EXPERIÊNCIAS

O Urban Shield foi criado pela polícia americana após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. O evento serve para trocar experiências e testar a eficácia dos agentes, através de exercícios em grande escala. As técnicas são avaliadas para aperfeiçoamento. Participam agentes do FBI e SWAT, entre outras forças especiais. A mobilização é tão grande, que para as simulações de produtos perigosos, caminhões são tombados para que os agentes desempenhem as funções de recolhimento e condução da carga.

Um comentário:

  1. queria ver é trazer de lá cadeira elétrica,algemar esses sementes do mal ,fazer igual a policia americana que não é militar jogar eles no fundo da cadeia,algemar parlamentares, artistas de cinema,isso ai será só para gastar dinheiro triste fim não acrescentará nada para nosso estado .mais quem vai não resolve nada. boa viajem.

    ResponderExcluir