domingo, 27 de janeiro de 2013

Aparição global de Beltrame provoca a ira de bombeiros e PMs

JORNAL DO BRASIL

A participação do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, no programa Esquenta, da TV Globo, no último domingo (20), não poderia ter soado pior entre bombeiros e policiais militares. Tudo porque alguns policiais de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) foram levados para dançar funk fardados ao lado de assistentes de palco, fato considerado vexatório para a imagem da corporação, principalmente pelos agentes que se envolveram no movimento por melhores salários e condições de trabalho em 2012.
O vereador Marcio Garcia (PR-RJ), um dos líderes do movimento dos bombeiros, questiona a diferença de critério do comando da Polícia Militar, que costuma ser rigorosa com o uso da farda. Para ele, claramente, é um caso de dois pesos e duas medidas: "Se um policial colocasse na Internet um vídeo dançando funk com a esposa em casa com certeza seria preso. Essas iniciativas do governo são repudiadas pelas corporações. É muito triste ver as fardas serem usadas dessa forma", criticou.
Marcio Garcia lembra ainda que o código de conduta das categorias proíbe o uso da farda em uma série de situações, o que é ignorado quando convém às autoridades: "Nós somos proibidos de participar de protesto fardados, mas quando é algo que agrada ao governo, como este programa, o uso é liberado, e nada acontece. É uma grande contradição".
Uso político
O vereador não estranharia se este fosse o pontapé inicial de uma candidatura de Beltrame ao governo do estado, como cabeça de chapa ou vice. Para ele, "essa exposição pode ser um indicativo" de que o gaúcho pode ter resolvido abraçar a vida política, ideia que sempre fez questão de negar:
"Ele ocupa um cargo político, é secretário de governo. É possível que aquela situação seja por isso, sim. Seria bem comum, outros que ocuparam o cargo já fizeram o mesmo", argumenta.

9 comentários:

  1. A participação ali foi vexatória, RIDÍCULA!

    Policiais Militares, fardados, devem ter "postura"
    Aqueles soldados deveriam ser punidos pelo CMDO...
    "Recrutas" de hoje são muito mal formados no CFAP.
    A culpa é do Estado, que só quer aumentar efetivo.
    Investe-se em quantidade e ignora-se a QUALIDADE!!
    Os novatos já chegam nos quartéis despreparados...
    Antigamente, policiais militares eram enquadrados.
    Há pessoas que não têm a menor vocação pra ser PM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja culpa deles e sim do comando geral que foi frouxo .

      Excluir
  2. ELES DENEGRIRAM A IMAGEM DA CORPORAÇÃO... QUE RECRUTADA SEM NOÇÃO!!

    FOI VERGONHOSO, PARA QUEM AMA A POLÍCIA MILITAR, VER AQUELAS CENAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. discordo de vc, a culpa foi dos antigos que lá estavam, pelo menos já sabemos que esta pm tem que acabar...

      Excluir
  3. ISSO SEM FALAR DO 1º SGT PM "ANTIGÃO". AINDA BEM QUE SE EU FUI 1º SGT NEM ME LEMBRO MAIS, RS, RS, RS. QUE VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  4. 1º SGT CRUZ do 19º BPM, "trabalha" na Pamesp bancária onde só faz o "recolhe" de sexta-feira.

    ResponderExcluir
  5. SGt frouxo pra carvalho.

    ResponderExcluir
  6. novo funk da PMERJ

    a pica do tráfica endureceu ...
    Ih, fudeu a cápita enlouqueceu ...
    dum, dum e dum

    ResponderExcluir
  7. Ninguem fala das escalas da pm do rio? além de não ser cumprido o retorno da escala correta nos batalhões, a escala das upp's também foi piorada, inclusive dos GPP's(POG) que são ilegais, contrariam a lei que institui as UPP's!!! Alguém fale disso!!!

    ResponderExcluir