sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Polícia Militar do Rio testa novo balão de observação de segurança

À procura de novas tecnologias para auxiliar no monitoramento de grandes eventos e operações, a Polícia Militar testou, pela segunda vez, um balão de observação de segurança. O teste foi realizado  no pátio do Comando de Operações Especiais (COE). O equipamento tem 2,5m de altura e 4m de diâmetro e é de fabricação nacional.
Chefe do Centro de Comando e Controle da PM (CCOPOM), tenente-coronel Márcio Costa Lima, avaliou de forma positiva o teste do balão. "O teste foi muito satisfatório. A intenção é experimentar equipamentos de outros fornecedores, em eventos mais próximos com grandes multidões", explicou.
O equipamento testado chega a 150 metros de altura, o equivalente a um prédio de 50 andares, e por meio de uma câmera de alta resolução, pode monitorar um raio de sete quilômetros. As imagens são transmitidas para um centro de controle por meio do cabo que prende o equipamento ao solo. Para permitir o uso em operações noturnas, as câmeras de vigilância serão equipadas com sensores infravermelhos.
O tempo máximo em que o balão permanece no ar é de sete dias sem interrupção. A corporação espera utilizar este tipo de recurso nos grandes eventos esportivos, como na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. A PM ainda vai abrir licitação para a compra deste tipo material e os testes do balão foram realizados sem nenhum custo para a corporação.
No Réveillon, um balão fabricado em Israel foi testado na Praia de Copacabana. Ele foi reprovado porque os técnicos não tinham equipamento para fazer a manutenção dos cabos de fibra ótica, que se romperam durante o teste.

Um comentário:

  1. ATENÇÃO:PESSOAL DO 16ºBPM VAMOS DAR UMA VISITADA NA CIDADE ALTA EM DIAS DE BAILE,MEU PRIMO MORA LÁ E ME DISSE QUE TEM ATÉ TRAFICANTE COMPRANDO APARTAMENTO LÁ ONDE ESTÁ O COMANDANTE DO 16 QUE NÃO PATRULHA A ÁREA CHEGA DE FROUXURA.

    ResponderExcluir