terça-feira, 30 de abril de 2013

JUSTIÇA CONCEDE A BOMBEIROS MILITARES O DIREITO DE SE MANIFESTAR NO FACEBOOK

SENTENÇA
Trata-se de habeas corpus com pedido de liminar impetrado por CARLOS FERNANDO DOS SANTOS AZEREDO, em favor de FRANKLIN ROSA MIRANDA DA SILVA, no qual aponta o CORREGEDOR INTERNO DO CBMERJ como autoridade coatora. O Impetrante sustenta, em apertada síntese, que o Paciente foi punido com cinco dias de detenção ´por ter incitado outros militares e promovido pleito coletivo, através de textos postados em tópico de discussão em uma rede social virtual´, salientando que a sindicância instaurada pela Portaria nº CBMERJ/SIND/CI/361/2012, a qual deu origem ao Processo Administrativo Disciplinar nº CI/JD/300/2012, se valeu de provas obtidas por meios ilícitos, violando o sigilo de comunicações de caráter privado e não públicas. Neste sentido, destaca que foram acessadas mensagens de um grupo fechado da rede social Facebook, além de utilizadas cópias de dois e-mails enviados pela também sindicada VIVIANE CARVALHO. O Impetrante ressalta ainda o cabimento do habeas corpus no âmbito das punições disciplinares militares no caso de ilegalidade ou abuso de poder.
JULGO PROCEDENTE O PEDIDO, CONCEDENDO A ORDEM DE HABEAS CORPUS PRETENDIDA E DECLARANDO A NULIDADE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Nº CI/JD/300/2012 E DE TODOS OS SEUS EFEITOS, ESPECIALMENTE AS PUNIÇÕES DISCIPLINARES INFLIGIDAS A FRANKLIN ROSA MIRANDA DA SILVA, LUIZ CARLOS THIENGO SANTANA, JOÃO GUILHERME DE FREITAS, VIVIANE FERREIRA CARVALHO, BRUNO BATISTA COUTINHO DA SILVA, PRISCILA FERREIRA RUFINO, PRISCILA PAULA GOMES, TIAGO GERALDO DE QUEIROZ, VANDERSON DA CONCEIÇÃO MARCONDES, RENATA TORRES TRAJANO LEITE, ROBSON DE AGUIAR DA SILVA, GUSTAVO SOARES DO CARMO, RODRIGO DA COSTA CUNHA, ANDERSON LAUDELINO CARDOSO, ANDERSON SANTANA DE SOUZA, DANIEL NATA GOMES DE LIMA, MARCOS NUNES DE OLIVEIRA, RENATA NOBERTO ARAÚJO, DANIELA BRANCO CABRAL DA PONTE e MÉRCIA JESUS DA SILVA, AS QUAIS DEVEM SER EXCLUÍDAS DE SUAS FICHAS DISCIPLINARES, DECRETANDO AINDA O TRANCAMENTO DO REFERIDO PROCEDIMENTO, o que faço na forma do disposto no artigo 478 do Código de Processo Penal Militar. Transitada em julgado, providenciem-se as comunicações e anotações de praxe, dando-se, após, baixa na distribuição e remetendo-se ao arquivo, desapensando-se, antes, os autos do procedimento administrativo, o qual deverá ser entregue à Autoridade nomeada coatora para as providências ora determinadas. De acordo com o artigo 30, inciso XIII, da Lei nº 8.457/92 (LOJMU), comunique-se ao Comando Geral do CBMERJ e à Autoridade nomeada coatora, inclusive no que tange à publicação da presente decisão em boletim ostensivo, para fins de conhecimento dos Pacientes. Sem custas, na forma do artigo 5º, inciso LXXVII, da Carta Magna, e do artigo 712 da Lei Processual Penal Castrense. P. R. I. C.  
http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaMov.do?v=2&numProcesso=2013.001.043255-1&acessoIP=internet&tipoUsuario

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.

    Ao mesmo tempo em que somos cínicos - a elite é óbvio - pagando aos nossos agentes de segurança salários humilhantes e cobrando TOTAL dedicação e INTEGRIDADE, ou seja exigindo deles o máximo, ainda tem-se a ARROGÂNCIA de pretender aviltá-los mais ainda, amordaçando-os.

    Pela DIGNIDADE de todos. Alguns LOUCOS no poder precisam aprender que NÃO HÁ a dignidade de alguns - ou não se sustenta -; SÓ A DIGNIDADE de todos.

    Pela DIGNIDADE de TODOS.

    Pela dignidade de nossas forças de segurança, das quais esperamos tanto.

    ResponderExcluir
  3. Esta é mais uma vitória, justiça seja feita.
    Continuemos na luta pela tão sonhada dignidade, pois aos poucos, no tempo certo a vitória virá. Nossos amigos e irmãos bombeiros estarão de volta, nossa tropa sempre se sentirá orgulhosa, Daciolo eleito, famílias hoje humilhadas, sairão vitoriosas e Deus sempre no controle, aí sim, AVANTE BOMBEIROS!
    Quando encontramos autoridades dispostas a resolverem problemas e injustiças como esta, é que continuamos tendo muita esperança de que as coisas podem mudar.

    JUNTOS SEREMOS MUITO FORTES!

    Sgt BM R/R VAI MELHORAR.

    ResponderExcluir
  4. AGORA É A HORA DE ARRANCAR UMA GRANA DESSES CORONEIS OTÁRIOS...INVASÃO DE PRIVACIDADE.....

    ResponderExcluir
  5. tá arriscado eu ir preso só de ter lido isso.....

    ResponderExcluir
  6. CHEGA DE REGIME DE CABRESTO!!! METE O FERRO E LEVA PARA A JUSTIÇA MESMO!!! AGORA É A HORA DA INVERTIDA!!! PARABÉNS AOS COLEGAS DE FARDA DO RIO DE JANEIRO!!!!

    ResponderExcluir
  7. ABDALAH PEREIRA RAHAL,2SGT RR DA BM E ADVOGADO.Desgraçadamente a DEMOCRACIA ainda não adentrou nas muralhas e porões desses EXÉRCITOS ESTADUAIS.Em um ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO.Polícia Militar é para policiar MILITARES.Função POLICIAL é eminentemente CIVIL.

    ResponderExcluir