segunda-feira, 15 de julho de 2013

Reunião com comando da PM discutirá ação dos policiais nas últimas manifestações no Rio

O secretário Zaqueu Teixeira, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos; o comandante-geral e o corregedor da Polícia Militar vão se reunir na tarde desta segunda-feira para discutir a ação da PM nos últimos confrontos com manifestantes.
“Vamos conversar com a Polícia Militar para buscar a apuração rigorosa da ação da corporação nos confrontos. É preciso verificar se houve violação dos direitos humanos e corrigir os procedimentos, se forem constatadas falhas.”, afirmou Zaqueu Teixeira.
A secretaria informou, em nota, que também serão convidados para participar da reunião o Conselho estadual de Direitos Humanos, os Conselhos de Direitos Humanos da OAB/RJ, do Ministério Público estadual, da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e representantes da Anistia Internacional.

13 comentários:

  1. E alguem vai apurar se houve violação dos direitos humanos contra os policiais? as pedradas que tantos tomaram, serviços extras desumanos, policiais dobrando de serviço sem comer, tanto que vários pareciam estar dormindo em pe...

    ResponderExcluir
  2. Um amigo que se formou em direito já a alguns anos e na época fez estagio na defensoria pública certa vez me disse: "amigo, lá na defensoria ninguém gosta de vocês. Eles odeiam vocês PMs".

    ResponderExcluir
  3. ai ai ai////////////bombeiro digno da banda boa honesto/////////////////////////manda umgrande recado para os pms covardes curuptos desonestos e mao de macacos e ostentadores e mendingos de gratificaçao do cabral /////agora nao adianta reclamar a pica ja entrou toda agora e so deixa ele o governo dos gardanapos goza nos seus c.....................ordem absurdas nao se cumpre ....atençao cruzes os braços se aquartelhe nao sai para rua mande o exercito e força nacional........afinal eles sao blimdados...ganha....mais quer a pm x bms......afinal a pm ja estar mais suja para sociedade de quer pau de galhieiro..........o remedio para voces e ser juntar com sos bombeiros e sos pms.......o exemplos os bms ja ensinaran vem pra ruas....sai da escravidao....largue obico do cabral a melicia a banda podre a curupçao......nao fique na aba dos bombeiros para ganhar promoçao e aumentos//pms omisos sai da caverna para os covardes e puxas sacos..do sistema.....quem nao lutar pelos seus direitos nao precisa delles.............juntos somos fortes sempre.....sos bombeiros.....dignos e honestos...da bamda boa;;;cbmerj;;;

    ResponderExcluir
  4. PMERJ / CBMERJ - A QUESTÃO SALARIAL DEVE SER O FOCO

    A PROMOÇÃO DE PRAÇAS POR TEMPO DE SERVIÇO ("ASCENSÃO AUTOMÁTICA") TEM QUE ACABAR! OS CONCURSOS INTERNOS SERVEM PARA SEPARAR O JOIO DO TRIGO. O QUE O BOMBEIRO E O POLICIAL MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PRECISAM É DE UMA REMUNERAÇÃO DIGNA! UM DOS PRINCIPAIS FATORES DE ESTRESSE VIVENCIADOS PELOS MILITARES ESTADUAIS NO RIO DE JANEIRO É O SALÁRIO, CONSIDERADO INDIGNO E INJUSTO.

    A promoção de praças por tempo de serviço incentiva os Soldados a não se preocuparem em estudar, se aperfeiçoar e, assim, se manterem incompetentes em um debate com algum meliante de colarinho que tenham de prender. Não podemos compactuar com a preguiça, com o desinteresse pela cultura e pelo aperfeiçoamento profissional. Premiar a ignorância e o comodismo não é interessante para a PMERJ e nem para o CBMERJ, pois estas Corporações só perdem com isto. Perdem em qualidade, perdem em credibilidade e perdem em respeito! Profissionais medíocres não podem ser promovidos. A PMERJ e o CBMERJ são maiores que o interesse de alguns militares que, nos momentos de folga, preferiram trocar os bancos escolares pela cerveja e pelo churrasco, certos de que a desídia e o descompromisso consigo mesmo, com seu futuro, seriam premiados em algum momento, por leis oportunistas, independentemente das suas qualidades e habilidades. A premiação pela preguiça nivela a tropa por baixo! A desídia, a preguiça e o relaxo cultural deixam o PM e o BM desleixados, pois eles sabem que as "lagartinhas cairão do céu".

    Enquanto outras corporações lutam para que todos os seus membros tenham ou já ingressem com um curso superior completo, exatamente para poderem pleitear junto ao governo melhores salários e condições de trabalho, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro criam mecanismos que colocam seus integrantes à margem da sociedade. Os concursos internos para o CFS e o CFC são necessários. Chega de moleza, é preciso dignificar as funções dos Sargentos e dos Cabos, ninguém deve "ganhar" as divisas. Muito me preocupa como serão os Sargentos de amanhã. A última turma que realmente fez um Curso de Formação de Sargentos foi em 2006/2007. O Sargento é o elo de ligação entre o Comando e a Tropa! Os jurunas ostentam as divisas de Cabos e Sargentos, mas continuam Soldados. Para fortalecer a Corporação, será fundamental melhorar a qualidade de seus membros, ou seja, exigir qualificação dos seus integrantes. Promover todos os Soldados à Cabos não os qualifica, não os dignifica, não os torna mais compromissados com o serviço ou mais preocupados com os rumos da corporação. Premiar o preguiçoso, o desinteressado... não! Os Militares Estaduais precisam é de DIGNIDADE SALARIAL.

    A ascensão requer qualificação. A função de sargento, por exemplo, deveria ser exercida por um militar de nível superior completo e concursado (CFS). O progresso tem que ser diretamente proporcional à dedicação do profissional. O conhecimento tem que ser valorizado, ou seja, só quem estuda deve ser prestigiado com promoções. Nenhuma conquista pode ser automática, pois isto deixa a pessoa acomodada! A oportunidade de prestar concursos internos para ser promovido irá incentivar a tropa a se aperfeiçoar, aprimorar seus conhecimentos. Eu sou contra a promoção de praças por tempo de serviço porque trata-se de um mecanismo que nivela a tropa por baixo, prejudicando consideravelmente a qualidade dos serviços prestados pela Corporação! Promover todos os soldados à cabos e posteriormente à sargentos, sem concurso, enfraquece a hierarquia militar, que é a base da organização da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

    O DESPREPARO DO POLICIAL MILITAR É CONSEQUÊNCIA DE SUA ACOMODAÇÃO (FALTA DE QUALIFICAÇÃO).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS INATIVOS E OS REFORMADOS PASSAM NECESSIDADES, MOTIVO PELO QUAL EU SOU TOTALMENTE CONTRA A PROMOÇÃO DE PRAÇAS POR TEMPO DE SERVIÇO ("ASCENSÃO AUTOMÁTICA"). O QUE O BOMBEIRO E O POLICIAL MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PRECISAM É DE DIGNIDADE SALARIAL (UM SOLDO DECENTE)! AS PROMOÇÕES DEVEM SER CONQUISTADAS POR MÉRITO INTELECTUAL (CONCURSO INTERNO). ME DESCULPE, MAS EU NÃO TENHO COMO CONCORDAR COM A "DOAÇÃO DE DIVISAS", POIS É PÉSSIMO PARA A PMERJ E PARA O CBMERJ. A HIERARQUIA JÁ FICOU MUITO PREJUDICADA! É PREOCUPANTE O FUTURO DAS CORPORAÇÕES.

      Excluir
    2. Ninguém é contra os jurunas, não é uma questão pessoal. O problema é a falta de critério, é o fato de todos serem promovidos, pois quando se promove toda a tropa, na verdade ninguém está sendo promovido! O PM adora inventar desculpas para não estudar. Não podemos ter um PM totalmente desqualificado exercendo as funções de graduado na Corporação. Quem merece de direito a sua promoção e graduação hierárquica é o PM concludente do CFS (Sgt concursado)!

      Excluir
    3. Anônimo15 de julho de 2013 21:41 Você deve ser um retardado. O que isso tem a ver com a reportagem? Vai caçar uma buceta pra você e deixe a gente em paz com essa sua ladainha.

      Excluir
    4. ELE É UM TECNOCRATA E NÃO UM RETARDADO QUE É MELHOR.

      Excluir
    5. CORREIA

      O DESPREPARO DAS POLICIAS É CAUSADO PELO DESGOVERNO QUE INSISTE EM MANTER UMA SEGURANÇA BARATA PARA NEGÓCIOS ESCUSOS; PROMOVENDO O PLEONASMO E OXÍMORO NA POLICIA QUE DEVERIA PROTEGER O POVO.
      DESMILITARIZAÇÃO DA PM PROVAVELMENTE SERIA O IDEAL COM O INVESTIMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO E ACADÊMICO INICIANDO A CARREIRA, NO FIM O INDIVÍDUO SAIRIA FORMADO BACHAREL EM LEIS; POIS É DISTO QUE ESTES PROFISSIONAIS NECESSITAM DENTRE OUTRAS CAPACITAÇÕES ESPECÍFICAS.


      TÁ COM MEDO DE QUE E DE QUEM, QUEM É VOCÊ COMENTARISTA Anônimo 11 de julho de 2013 21:41 PMERJ / CBMERJ ( “O DESPREPARO DO POLICIAL MILITAR É CONSEQUÊNCIA DE SUA ACOMODAÇÃO (FALTA DE QUALIFICAÇÃO)”).

      ( POLICIAIS FEDERAIS PROTESTAM NO RIO CONTRA CORRUPÇÃO — A PF não é só feita de delegados. Eles são 15% do corpo de funcionários. “TEMOS AGENTES ALTAMENTE CAPACITADOS, MAS HÁ UMA FUGA DE TALENTOS” porque muitas vezes é difícil fazer investigações profundas e amplas. )

      DISCURSO IDEAL E DEVERIA SER IDENTIFICADO, POIS DEMOSTRA QUALIFICAÇÃO - Anônimo14 de julho de 2013 00:59 - NO RIO DE JANEIRO, OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA NÃO SÃO TRATADOS DIGNAMENTE



      RG 47283 CORREIA

      Excluir
  5. Reunião discutiu conduta da PM durante as manifestações

    PMs que atuam em manifestações no Rio vão passar por capacitação

    Reunião discutiu excessos da polícia durante os atos.
    Curso começa em 30 dias, diz secretário de Direitos Humanos.

    O secretário de estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, disse na tarde desta segunda-feira (15) que os policiais militares que atuam nas manifestações no Rio passarão por um módulo de capacitação em 30 dias. O anúncio foi feito após reunião com o comandante-geral da Polícia Militar, Erir Costa Filho, com o corregedor da PM Valdir Soares e com representantes da Anistia Internacional, do Conselho de Direitos Humanos e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro.

    “Todos os policiais que atuam no Batalhão de Choque e atuam em batalhões junto as manifestações passarão por esse curso para que possamos levar conhecimento até eles. Para que todos eles possam perceber como é importante agir em respeito a pessoa humana. Esse curso de capacitação servirá para isso e virá de quem atua nessa área de direitos humanos. Um módulo especifico será criado para os policiais que estão atuando nas manifestações. Em 30 dias estaremos reunidos para que possamos anunciar a grade curricular e os cursos que serão ministrados”, disse.

    De acordo com o secretário, houve uma conclusão de que os procedimentos precisam ser aperfeiçoados e os policiais têm que entender como precisam agir.

    “Eles precisam respeitar o ir e vir, o patrimônio das pessoas. Isso é fundamental para que possamos ter uma posição qualificada desses profissionais. O compromisso da PM é que toda denuncia que chegar ao Comando Geral tenha uma apuração rigorosa. A PM precisa dos fatos, a hora que ocorreu e quem foram as pessoas agredidas. Os excessos usados pela PM foram o uso de gás lacrimogêneo, e uso dos equipamentos não letais. Esses excessos foram colocados na reunião. Precisamos que a PM atue fazendo uso moderado da força”, afirmou.

    Grupo de trabalho
    Também foi discutida na reunião uma proposta que ainda que será levada à Secretaria de Segurança Pública. É a criação de um grupo de trabalho que pretende formular novas normas de atuação da PM durante os protestos.

    "Vamos propor ao secretário de segurança que haja um grupo de trabalho que possa regular a atuação dos policiais durante os grandes eventos para que tenhamos procedimentos e normas bem específicos", concluiu Zaqueu.

    ResponderExcluir
  6. .....o seu ciumento.................nao ......................tem aumento salarial a soluçao e dar a promoçao do plano juruna ....ate um dia voces se juntar cons bombeiros para brigar por nossas dignidade e salario de deverdade e qualidade de vida ...como os colegas de brasilia tem ...nao de opniao ..na vida dos outros ....cada um sabe a onde o seu calo aperta...exemplo oficial pm xbm.....so fica 3 anoos na escola e depois chega a ter coronel....................caregado pelos praças ..e o praça no maximo subtem....bota na cabeça quem trabalha nos batalhao no campo de sao os praça acordem seu omiso covarde sai do sofa do computador....com esse sistema de ditador como pm x bm pode estuda ..sem qualidade vida ...sem ver familia 24 x24 no bico proeis na esca extra guanhado mereca aperto geral.....sim temos quer fazer uma revoluçao ja na pmerj ja e ser apoiado junto coms os bms ..a hora essa ...o agora ou nunca dia 01082013 agosto todo de foga na alerj apartir das 1400 horas....e o hora da mudança ....juntos seremos sempre fortes.....cabral quer ouvi a nossa voz.....agora.....

    ResponderExcluir
  7. E A TROPA, ONDE FICA NESSA HISTÓRIA TODA?, ENQUANTO AOS POLICIAIS QUE QUASE FORAM MASSACRADOS PELA TURBA ENFURECIDA? QUAL É A OPINIÃO DA TROPA INTEIRA SOBE ISSO? O NOSSO CMT GERAL, JUNTAMENTE COM CMT DA CORREGEDORIA, NÃO FALAM POR TODA A PM, O QUE PODE ACONTECER EM UM ENCONTRO COMO ESSE, É O CMT GERAL FICAR CAADO, ASSIM COMO ELE FEZ DURANTE OS DIAS DAS MANIFESTAÇÕES, E QUEM VAI FALAR O QUE QUER VAI SER O CMT DA CORREGEDORIA , QUE VAI ACABAR ACEITANDO TUDO POIS O CARGO DELE É POLÍTICO,NO CASO, DELES. ESSA REUNIÃO, DEVERIA CONTAR COM TODA A TROPA DISPONIVEL PARA ISSO. QUERO VER O MP, OS DIREITOS HUMANOS, A CORREGEDORIA E TODOS OS OUTROS TEREM VOZ, COM APROXIMADAMENTE 20 MIL PMS ASSISTINDO O RUMO DE TODA A REUNIÃO, POIS, FAZER MERDA, O GOVERNO E SUA PROLE SABE FAZER BEM, POIS TEM A PM PRA LIMPAR A MERDA DELES E DEPOIS É SÓ JOGAR NO LIXO QUE TÁ TUDO CERTO... AGORA É A NOSSA VEZ DE MANIFESTARMOS PACIFICAMENTE A NOSSA OPINIÃO.

    ResponderExcluir
  8. ////////////////////////////pms x bms////////////////////a hora e essa rumo as manifestaçao rumo aos protesto ordeiro e pacifico//////vamos para as ruas para ser manifestar por qualidade vida e pela pec 300 ////piso nacional ja ja a horas e essa ////praças x oficiais///////pms x bms ]]]]]nao samos politicos eles quer viver da politica os comandantes e governador//////////////////////////////vamos convocar amigos vizinhos familiares/////para o grande dia pela rede sociais emprensa tv e boca a boca nos quarteis e na rua/////a hora e essa povo policia bombeiros na ruas ........fora gratificaçoes de migalha //proeis bolsa copa pronaces////////////////isso nao vai para aposentadoria e igual fogo apaga um dia acordem poliçada e bombeirada /////gratificaçao e igual merda no vazo aparecer no vazo e vai embora sem destino//////juntos seremos sempre forte.....grupo dos pms bms honesto e digno //////bamda boa/////////////////

    ResponderExcluir