terça-feira, 19 de novembro de 2013

Comissão de Segurança da Alerj faz vistoria no CFAP

O deputado estadual Iranildo Campos (PSD), presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, vai convocar audiência pública extraordinária para apurar os fatos que levaram à morte cerebral do recruta Paulo Aparecido Santos de Lima. Ele sofreu convulsão no último dia 12, após uma série de atividade físicas sob forte calor, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar, em Sulacap.
Na tarde desta terça-feira, o deputado visitou as instalações do CFAP e criticou as condições de atendimento médico do local. Depois de se reunir com o comandante da unidade, coronel Nélio Monteiro, Iranildo estranhou o fato de não haver médicos, ambulância nem desfibrilador no momento em que o recruta sofreu o mal-estar. Ele disse ainda que o cronograma de atividades programado para o dia 12 não incluía exercícios físicos para os recrutas. Esse tipo de atividade só deveria ocorrer após a segunda semana de treinamento.
As condições precárias do alojamento também foram criticadas por Iranildo. Ele afirmou que os procedimentos internos precisam ser modificados para atender os recrutas.
- É inadmissível o fato de o Centro ter dois mil alunos e nenhum desfibrilador. Foram 33 baixas nos dias 12 e 13, sendo que 24 recrutas sofreram queimaduras. Estranho também que o coronel Nélio não tenha sido informado do incidente no próprio dia. Por isso, vamos convocar audiência pública na semana que vem, para apurar os fatos ocorridos aqui no CFAP - afirmou Iranildo, lembrando que serão chamados os oficiais responsáveis pelas instruções aos recrutas no dia 12.

44 comentários:

  1. Espero que esses assassinos sejam presos e excluídos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO SÃO OF PM NO MÁXIMO SERÃO DEMITIDOS ....

      Excluir
  2. É agora a corda começou a apertar! Vamos ver se esses "Deuses da PMERJ" serão atingidos....
    Tem que ouvir os recrutas e dar uma aula de direitos para que não sejam sufocados para não darem seus depoimentos por medo de represarias.

    ResponderExcluir
  3. VAMOS PARAR DE PALHAÇADA TODOS SABEM QUE EM CURSO HA TROTES SUGAS DIVERSAS TORTURAS ETC... SO QUE CADA UM SEGURA O SEU. SEGURA AI TENENTES A CONSEQUENCIA DO SEU TROTE RESULTOU EM MORTE. CMT NÃO E RAZOÁVEL O SR DEFENDER ESSES MERDAS. QUANDO UM PRAÇA ERRA JA DE CARA DIZ QUE SERA EXCLUÍDO O SR NÃO ACHA QUE LEVAR UM SUBORDINADO HA MORTE NÃO É NADA....

    ResponderExcluir
  4. Todos os policiais devem fazer provas para outra coisa e largar esta profissão ingrata e injusta! Já viu algum filho de politico ser policial militar, pelo menos graduado, até mesmo oficial? Isso é para nós pobres, que no desespero entramos numa sem nem saber no que estamos entrando, pois só descobrimos tarde demais, quando já está mais difícil de sair. E saibam de uma coisa, para um ex-policial conseguir emprego é a coisa mais difícil do mundo, mesmo que ele tenha saído por opção! Não deixem seus filhos e filhas entrarem nessa, diga não a vida policial, ainda mais se for policial militar, os heróis injustiçados, que jamais fará um sogro ou uma sogra feliz, sempre casado com o serviço e com o seu dever! E, como os valores estão invertidos, torna-se uma vergonha! Sou policial, mas hoje, gostaria de não ser, caso tivesse escolha! Minha família sofre todos os dias, meus filhos sofrem sempre que há eventos e não posso levá-los, e quando posso, tenho medo pela vida deles! Não posso associá-los a mim em alguns lugares, com pena de serem usados contra mim, ou em desfavor deles mesmos. Choro às vezes, por não poder dar a eles o que meus amigos que escolheram outra profissão, e às vezes ganham até menos que eu, mas podem viver com seus filhos em paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO IRMÃO, EXISTEM CENTENAS DE POLICIAIS(HONESTOS) QUE, ASSIM COMO EU, PENSAM COMO VOCÊ.

      Excluir
    2. MEU AMIGO PENSO IGUAL A VC, MAS TOMEI ALGUMAS DECISÕES: CORTEI OS GASTOS EXCESSIVOS, NÃO FAO RAS NEM PROEIS, QUERO DISTANCIA DA FARDA . SÓ FAÇO O MAIS BASICO POSSÍVEL. SEMPRE TROCO O SERVIÇO COM UM AMIGO E FAÇO UM PROGRAMA COM MEUS DOIS FILHOS E ESPOSA, UM PROGRAMA DIVERTIDO E SEM MUITO GASTO.... FAÇA ISSO VC VAI VER QUE VAI MELHORAR... UM ABRAÇO!!! FIQUE COM DEUS....

      Excluir
    3. Caro companheiro não posso em momento algum dizer que estas errado, mas não acredito que largar a PMERJ seja a solução para nada, nós com tudo que nos é infligido, com tudo que passamos e suportamos somos heróis. Somos heróis vivendo em uma geração que não se importa com o próximo, que não se importa com seus familiares nem consigo mesmo. Somos aqueles que apesar de todas as dificuldades, não importando onde venhamos a estar seremos apontados, para o bem e para o mal.
      A profissão policial militar é nobre, é bela é honrada, infelizmente é deturpada por uma corja que suga tudo aquilo que toca, vê, e até aquilo que imagina existir.
      Por mais difícil que pareça, por mais utópico que possa ser não desanime, a PMERJ precisa, precisa não, NECESSITA de pessoas de bem que façam a diferença onde quer que estejam. Lembre-se que Deus coloca pessoas específicas em lugares onde a maioria não gostaria de ir, onde os COMUNS nunca colocariam a planta de seus pés, é lá que faremos a diferença e seremos reconhecidos verdadeiramente como aquilo que somos.
      A recompensa pode não ser imediata, mas aquilo que nos espera... é inestimável!
      Sd Welescley

      Excluir
    4. concordo plenamente entrei nessa por falta de opção pelo fato de ser de família pobre hoje faço o menos possível na PM afim de preservar a mim e a minha família pois a inversao de valores está demais não suporto mais .

      Excluir
    5. Não se preocupe policial, vc é igual a 90% das praças da Corporação, ninguém faz nada, mas quando baba ou quando a casa cai vem chamando o Oficial de "chefão", "meu chefe”, "comandante", " 01" e etc., para mamar a bolas e não ser participado. Eu porro e prendo pra caralho porque quando vocêm tem a oportunidade se aproveitam do anonimato e ficam iguais a uns filhos de uma puta fazendo fofoquinha.
      Estuda e fica 3 anos na APM, mas se você não consegue ficar 8 horas no posto(RAS).
      OFICIAL DA PMERJ, com muito orgulho!

      Excluir
  5. Cade o Sr. Beltrame? Manifeste a sua opinião por favor, sou eleitor e quero ver justificado o seu salário por justiça a todos, não nas frases prontas para os políticos! Afinal os pais destes jovens também são eleitores!

    ResponderExcluir
  6. Vagner Montes cadê você, Marcelo Freixo, Jair Balsanaro, cadê vocês Direitos Humanos, OAB e MP, cadê todo mundo??????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARCELO FRESCO, OAB, MP, ELES QUEREM MAIS QUE A GENTE SE EXPLODA, QUANDO GORDINHO DEU DEPOIMENTO SOBRE OS BLACK MERDAS E INFILTRADOS MARGINAIS TODOS CALARAM-SE

      Excluir
  7. Onde há o amadorismo as coisas ruins acontecem. Trote é coisa de idiotas da academia. Curso sério e profissional é ministrado com nível de qualidade. Os praças da PMERJ são mal tratados desde o início de sua carreira, pois o CFAP é o berço da PMERJ...esse sistema policial brasileiro nunca funcionou, coisa de país atrasado de 3º mundinho...PM e PC deveriam ser substituídas por uma Força POlicial Estadual unificada, desmilitarizada, PROFISSIONAL, INTEGRADA,PERÍCIA FORENSE, SALÁRIO DÍGNO, CURSOS DE 1ª LINHA etc... CHEGA DE AMADORISMO IDIOTA, OFICIAIS DÉBEIS FILHINHOS DE PAPAI.

    ResponderExcluir
  8. O BRASIL É UM PAÍS ATRASADO EM TODOS OS ASPÉCTOS, SEJA SOCIAL, SEJA TECNOLÓGICO, SEJA INSTITUICIONAL, SEJA EDUCACIONAL...QUANTO MAIS BURRO FOU UM POVO, MAIS FÁCIL SERÁ MANIPULADO. É NOVELA IDIOTA, FUTEBOL TODA HORA, BOLSA FAMÍLIA, BOLSA O KACETE A QUATRO, CARNAVAL ETC...CORONEL DE PM QUER MAIS QUE SE FODA, ELE SÓ QUER SABER DE SUAS REGALIAS, VIAGENS PRA EUROPA, GRATIFICAÇÕES EXTRAS ETC...BANDO DE MERCENÁRIOS FDPS.

    ResponderExcluir
  9. O pior inimigo do PM é aquele que veste MUG e se diz estar do seu lado, já o inimigo da rua é declarado mesmo. O inimigo interno é covarde e cruel, merece ser tratado como o inimigo externo...na bala.

    ResponderExcluir
  10. Esse negócio de paisano inútil entrar pra academia e se tornar oficial de polícia tá errado, tem que ser praça primeiro. Como foi dito acima, tem filhos de papai sem a menor aptidão policial entrando pra academia, cheios de vícios e sem preparo.

    ResponderExcluir
  11. JA FUI POLICIAL MILITAR HA ALGUM TEMPO HOJE SO FAÇO O MAIS BASICO POSSIVEL E ASSIM LEVO A VIDA. TO TRATANDO DA MINHA SAUDE, ENXUGUEI MEUS GASTOS, NÃO FAÇO RAS NEM PROEIS VOU NA SEGURANÇA DO PORTUGUES QUE PAGA O MESMO QUE AS SEGURANÇAS DO GOVERNO E SEMPRE QUE DÁ TROCO O SERVIÇO E FAÇO UM PROGRAMA EM FAMILIA BEM DIVERTIDO E ECONOMICO....

    ResponderExcluir
  12. UÉ FOI PRECISO O DEPUTADO ESTADUAL IRANILDO (PSD), presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, agir e CORRER ATRÁS PARA OS RECRUTAS.
    CADÊ os deputados ..... Vagner Montes, Marcelo Freixo, Jair Balsanaro, cadê vocês Direitos Humanos, OAB e MP, cadê todo mundo??????????????

    ResponderExcluir
  13. CAROS AMIGOS A RESPOSTA DESTE DESCONTENTAMENTO, VIVENCIADO NO RIO DE JANEIRO, PELAS POLICIAS, PODE SER A MESMA RESPOSTA QUE A CORPORAÇÃO DE SÃO PAULO ESTÁ DANDO É SÓ ACOMPANHAR OS FATOS EM SÃO PAULO! PENSEM NISSO!

    ResponderExcluir
  14. """Anônimo20 de novembro de 2013 09:32""
    -Parabéns pelo comentário!
    -Comecei a proceder dessa forma a quase 16 anos atrás, e acredite!
    Sempre fui "agua de salsicha" não faço porra nenhuma!
    Não prendo, não entro em confusão, meus vizinhos nem sabem que sou Policial, como trabalho em um Batalhão do Interior nunca venho para casa fardado!
    Sou 100% Omisso!
    Trabalho a 13 anos no expediente e não quero Porra nenhuma com nada!
    Quando estou de serviço extra o que Faço?
    - O Mesmo que um Peixe faz!
    -NADA!!!!
    -Serei promovido a 2SGT em Janeiro
    -Falta 6 Anos para eu ir pra casa e se cair o INTERTICIO irei como Sub Tenente(ISSO SEM ESTUDAR!SE EU ESTUDASSE ENTÃO O QUE EU SERIA?TALVEZ """GENERAL DE MAR E GUERRA"!kkkk ou ""ALMIRANTE BRIGADEIRO""!kkkkk
    -Resumindo!
    -Só me preocupo com o dia do Pagamento!
    -O RESTO QUE SE FODA!
    -SE FODA A SOCIEDADE!
    -SE FODA A CORPORAÇÃO!
    -SE FODA TUDO!
    -E SE FODA VC TAMBEM QUE NAO CONCORDA COMIGO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, você enquanto " negro de dentro", um dia, talvez, descobrirá que é o mais infeliz dos escravizados. Assim lamentava Malcolm X.

      Excluir
    2. POR CAUSA DE POLICIAIS COMO VC, QUE O NOSSO BRASIL E O ESTADO DO RJ ESTÃO DA FORMA QUE TÁ...SOU POLICIAL E ME SINTO ENVERGONHADO POR OUVIR E VER POLICIAIS COMO VC EXPRESSAR O SEU PONTO DE VISTA....
      SE VC CONTINUAR A PENSAR DESSA FORMA, POR FAVOR, N SE MANIFESTE DESSA FORMA...
      ISSO FAZ MAL PARA OS VERDADEIROS POLICIAIS!

      Excluir
    3. To contigo!!!!! Não vale a pena morrer, ir preso ou ser expulso! Tô fechado contigo. Quando morre um amigo só quem sofre é a família. Não faço nada, falta muito ainda pra mim, vou caminhando para completar meu tempo. Para que correr, morrer, responder, perder a liberdade? Viva os peixes eles sabem viver!!!!

      Excluir
  15. Muito bom Sargento, pois nessa PM quem pirua só tá se f...... !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente os covardes se omitem.

      Subten Sergio

      Excluir
    2. """Anônimo21 de novembro de 2013 18:26"""
      -VAI LÁ BONITÃO!
      -COM CERTEZA É PENCA DE ALGUM CORONEL!
      -SE TIVESSE SOFRENDO O QUE O PESSOAL DAS UPP(s) ESTÃO SOFRENDO, NÃO ESTARIA AI FALANDO BESTEIRA SOBRE COVARDIA E OMISSÃO!
      -COVARDES SÃO ESSE OFICIAIS DOS QUAIS TÚ ÉS ADMIRADO FERRENHO DE SEUS RESPECTIVOS "SACOS ESCROTAIS", QUE DESDE A FORMAÇÃO JÁ FAZEM TODO TIPO DE ARBITRARIEDADE COM OS RECRUTAS(VIDE A MORTE DESTE JOVEM QUE PELA "COVARDIA" DOS OFICIAIS (DOS QUAIS ÉS PENCA!)E PELA "OMISSÃO" DESTES MESMOS CANALHAS, DEIXARAM UMA FAMÍLIA EM LUTO!
      -QUE SABER TAMBÉM?
      -FODA-SE VC!
      -VOU PERDE TEMPO COM PUXA-SACO NÃO!
      OBS. QUANDO FOR SE IDENTIFICAR, NÃO COLOQUE SÓ SubTen SÉRGIO NÃO, FICA MUITO "GENÉRICO"!
      -COLOQUE NOME RG E DE PREFERÊNCIA ""O SACO DO OFICIAL DO QUAL VC ESTA PENDURADO"", DIGO O BATALHÃO DO QUAL VC ESTA SERVINDO!
      -PORQUE SE VC ASSINAR SÓ SubTen SÉRGIO, DA UMA IMPRESSÃO QUE ESTA SE ESCONDENDO SABIA?
      -E TENHO CERTEZA QUE VC ""O TODO PODEROSO DA PMERJ""NUNCA FARIA UMA COISA DESSA NÉ?OU EU ESTOU ERRADO?kkkkkkkk

      Excluir
  16. Espero que os assassinos sejam presos em Bangu! Porque esses assassinos não merecem nem o BEP, tem que ser Bangu para ficar ao lado de seus pares assassinos!!!

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, eu fui um dos que pedi desligamento da 5º CIA ALFA, algm sabe me dizer se há como retornar ao curso, de preferência na mesma turma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz uma denúncia na Delegacia. Depois entre com um mandado de segurança junto com sua denúncia para provar que você saiu devido a tortura sofrida...

      Excluir
    2. Na pior das hipóteses, você prestaria novamente o concurso para o CFSd/PMERJ. Leia a Folha Dirigida e verifique se não há outro concurso que lhe interesse. A PCERJ está abrindo concursos, assim como a PF.

      Excluir
  18. Mande todas para a cadeia junto de seus iguais como foi falado acima. Lugar de assassino é na cadeia!!!

    ResponderExcluir
  19. Dono da festa, Brasil é só o 24º país mais desenvolvido da Copa

    O Brasil vai gastar uma fortuna para organizar a Copa do próximo ano. Só em estádios serão cerca de R$ 10 bilhões. Muito dinheiro para quem não tem o básico!

    ResponderExcluir
  20. Comissão aprova projeto que retira gastos com policiais de limite da Lei de Responsabilidade Fiscal

    Cândido Vaccarezza: salários melhores levarão à contratação de melhores policiais



    A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (30) proposta que retira os gastos com salários de policiais militares e civis do limite de despesas com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. (LC 101/00).


    A medida, prevista pelo Projeto de Lei Complementar 276/13, do deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), tem o objetivo de eliminar obstáculos para o aumento salarial das categorias, já que muitos estados estão perto do limite fixado e, dessa forma, não podem conceder reajustes aos policiais.
    O relator, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), ressaltou que salários melhores levarão à contratação de melhores quadros para a corporação, o que resultará numa segurança pública de melhor qualidade. Por isso, ele defendeu a aprovação da proposta.
    “A demanda na área de segurança pública é ainda mais intensa se levarmos em consideração que o Brasil irá sediar brevemente grandes eventos mundiais na área esportiva, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, exigindo ações adicionais na área de segurança publica”, ressaltou.
    TramitaçãoA proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para ser aprovada, precisa do voto favorável de 257 deputados em Plenário.
    Íntegra da proposta:

    PLP-276/2013

    Reportagem – Carol Siqueira
    Edição – Pierre Triboli

    Fonte: Agência Câmara Notícias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -COM CERTEZA TEREMOS A PLP-276/2013 APROVADA ASSIM COMO TIVEMOS A "BOLSA COPA" E A BOLSA OLIMPIADAS"!!!
      -COMO JÁ DIZIA O SAMBA!
      -SONHAR NÃO CUSTA NADA E O MEU SONHO É TÃO REAL!kkkkkk
      -COMO EU ACREDITO EM PAPAI NOEL, PORQUE NÃO ACREDITAR QUE TEM POLÍTICOS PREOCUPADOS EM PAGAR BEM OS POLICIAIS?kkkkkkkk

      Excluir
  21. Mande todos os responsáveis pela morte do recruta para Bangu!!!

    ResponderExcluir
  22. Aproveitem e façam uma visita na 4ª Cia! Aquele banheiro é degradante. Quando fui aluno havia pouquíssimos sanitários disponíveis. Não há enfermaria ou algo parecido, há uma sala um uma cabo, sem recursos nenhum fica tirando serviço, não há medicamentos! Os ar-condicionados não têm manutenção. Os próprios alunos tiram as grades para lavagem, e não são raros alunos terem problemas respiratórios nas salas. Estão tratando policiais como lixo, como o Estado quer que esses policiais tenham propostas voltadas aos direitos humanos se são tratados de modo desumano no Cfap? ALOU ALERJ! VAMOS INVESTIGAR!

    ResponderExcluir
  23. Cadê a OAB (DIREITOS HUMANOS) ? SR PUDIM DNA CLARISSA GAROTINHO , VOCÊS NÃO SÃO REPRESENTANTES DOS DIREITOS HUMANOS NA ALERJ ?. TODO DIA MORRE UM AMARILDO NA PMERJ, POLÍCIA NÃO DA VOTO PRO SENHOR GAROTINHO/ROSINHA, NÃO É? . ATENÇÃO OAB APARECE AGORA E MANDA A IMPRENSA ENTRVISTAR A FAMILIA DO PM. QUEM PAGA BEM A VOCES SÃO OS BANDIDOS.

    ResponderExcluir
  24. """Anônimo21 de novembro de 2013 18:26"""
    -VAI LÁ BONITÃO!
    -COM CERTEZA É PENCA DE ALGUM CORONEL!
    -SE TIVESSE SOFRENDO O QUE O PESSOAL DAS UPP(s) ESTÃO SOFRENDO, NÃO ESTARIA AI FALANDO BESTEIRA SOBRE COVARDIA E OMISSÃO!
    -COVARDES SÃO ESSE OFICIAIS DOS QUAIS TÚ ÉS ADMIRADO FERRENHO DE SEUS RESPECTIVOS "SACOS ESCROTAIS", QUE DESDE A FORMAÇÃO JÁ FAZEM TODO TIPO DE ARBITRARIEDADE COM OS RECRUTAS(VIDE A MORTE DESTE JOVEM QUE PELA "COVARDIA" DOS OFICIAIS (DOS QUAIS ÉS PENCA!)E PELA "OMISSÃO" DESTES MESMOS CANALHAS, DEIXARAM UMA FAMÍLIA EM LUTO!
    -QUE SABER TAMBÉM?
    -FODA-SE VC!
    -VOU PERDE TEMPO COM PUXA-SACO NÃO!
    OBS. QUANDO FOR SE IDENTIFICAR, NÃO COLOQUE SÓ SubTen SÉRGIO NÃO, FICA MUITO "GENÉRICO"!
    -COLOQUE NOME RG E DE PREFERÊNCIA ""O SACO DO OFICIAL DO QUAL VC ESTA PENDURADO"", DIGO O BATALHÃO DO QUAL VC ESTA SERVINDO!
    -PORQUE SE VC ASSINAR SÓ SubTen SÉRGIO, DA UMA IMPRESSÃO QUE ESTA SE ESCONDENDO SABIA?
    -E TENHO CERTEZA QUE VC ""O TODO PODEROSO DA PMERJ""NUNCA FARIA UMA COISA DESSA NÉ?OU EU ESTOU ERRADO?kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. O BRASIL É UM PAÍS DE BOSTA, FOI COLONIZADO PELA ESCÓRIA DA EUROPA (PORTUGAL)...D.JOÃO VI VEIO PRO BRASIL FUGINDO DE NAPOLEÃO...ESSA MERDA JÁ COMEÇOU ERRADO. BEM COMO A COLONIZAÇÃO DO RESTO DA AMÉRICA ""LATRINA"", COLONIZADA PELA BOSTA DA ESPANHA. A COLONIZAÇÃO DOS USA E CANADÁ FOI DIFERENTE, POR ISSO SÃO DOMINANTES. PELO MENOS TENHO A MINHA AMADA ALEMANHA PRA ME DAR ALEGRIAS. DEUTSCHLAND ÜBER ALLES...ÜBER ALLES IN DER WELT!!!!!!!!!!!!!!! DEUTSCHLAND!!!!!!!!!!!!!!!! BRASIL, UM PAÍS DE BOSTAAAAAAAAAAA!!!!!!!! LIXÃO!!!!!!!!!!!!!!! ODEIO ESSA MERDA!!!!!!! QUERO QUE O BRASIL DE FODAAAA!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK LIXÃO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23 de novembro de 2013 12:59
      -FALOU UM REVOLTADO DIRETO DE CASCADURA!kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  26. quem pediu sua opinião seu merda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo24 de novembro de 2013 17:14
      Se FUDEU! ""Revoltado de Cascadura"!!!
      O Sujeito Tenta Mostrar Que é CULTO E INTERNACIONAL e é Chamado de
      ""Revoltado de Cascadura"!!!
      -Nunca Ri Tanto!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Essa "Tirada" fi ótima!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir