quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Militares no Facebook: Debate sobre direito de opinião esquenta

Fonte: Jornal O DIA
 
Comissão pretende rever regulamentos disciplinares para PMs e bombeiros Rio

O debate sobre o direito de opinião e livre manifestação de militares nas redes sociais, como Facebook e Twitter, esquentou nesta quarta-feira na reunião da Comissão da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que pretende rever os regulamentos disciplinares para PMs e bombeiros. Um deles é o término da prisão administrativa. Durante a discussão ficou claro o quanto o tema divide as corporações. Houve até soco na mesa e ameaças declaradas de processos entre oficiais e praças participantes.O objetivo do trabalho é encontrar um caminho que garanta aos militares liberdade de expressão, como qualquer cidadão, inclusive sobre política. O maior problema, no entanto, é estabelecer limites entre opinar e ofender, o que pode configurar crimes de calúnia, injúria e difamação. Haverá ainda discussão sobre o fim das prisões disciplinares. O debate poderá ser dividido em duas etapas para evitar o confronto entre praças e oficiais.


Mensagem: Cabo Wagner Luís
Aos que me perguntam como foi ontem na ALERJ, eis aqui a resposta. Obs: está descartada a hipótese de reuniões separadas, oficiais e praças continuarão nas mesmas reuniões, a democracia agradece.
Deixo aqui o entendimento de um grande pensador iluminista: Voltaire “Posso não concordar com uma só palavra que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá."

28 comentários:

  1. Na minha opinião existem duas coisas que devem mudar no novo RDPM.
    A primeira é o fim definitivo das prisões disciplinares, e a segunda; seria o fim do CD e CRD pois quem deve julgar se um PM deve ou não permanecer nas filheiras da corporação é um juiz, e não um colegiado formado por oficiais. mesmo porque o parecer do colegiado não serve pra nada pois quem da o parecer final é o comandante geral. Estranho isso!!! Não acha?!

    Quando o PM cometer qualquer ato, seja ele criminal ou administrativo que possa levar esse policial a exclusão, o mesmo deve ser submetido a um tribunal seja ele militar ou civil para ter seu caso julgado por um juiz de direito, não por oficiais. Esse poder dos oficiais decidirem sobre a vida de um policial é muito arcaica, desumana e inconstitucional, pois não é segredo pra ninguém que a decisão do colegiado não serve pra nada, pois quem decide mesmo é o comandante geral.

    Queremos ser julgados por juízes de direito, com direito a ampla defesa! E não por oficiais que na maioria das vezes não tem competência e muito menos escrúpulos para julgar alguém. Muito menos moral para decidir sobre o emprego de um servidor público. Sem falar que a grande maioria dos oficiais não entendem nada de Direito.

    Outra coisa que precisa ser mudada no processo de exclusão:

    O policial militar só poderá ser expulso da corporação após condenação pela justiça e após o esgotamento de todos os recursos em todas as instâncias. Esse negócio de bota na rua e depois o PM corre atrás; isso é ridículo, fere a constituição federal!

    Uma outra coisa que precisa ser mudado; é fazer constar em campo próprio da ficha disciplinar do policial; todos os elogios, condecorações, medalhas e moções e todas as ocorrência de vulto que o policial tenha participado diretamente. Pois isso irá pesar em favor do policial na hora do mesmo ser julgado por um juiz de direito.

    Uma alternativa para substituir a prisão disciplinar, é a suspensão (Gancho) com desconto dos dias que o mesmo ficou suspenso. Mas tudo isso deverá ser regulamentado e padronizado de acordo com o tipo de transgressão, para os coronéis não utilizarem do "Rquero".

    Abraços;

    SGT Monsores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU AMIGO VOCÊ DISSE TUDO O QUE PENSO. TEMOS QUE MUDAR E MUDAR PRÁ MELHOR. A PM PRECISA VIVER UMA NOVA ETAPA, VIRAR A PÁGINA !!!

      Excluir
    2. UM AMIGO DO BPCHQ. VC ESTA CERTÍSSIMO.

      Excluir
    3. Com certeza meu amigo, basta o Estado cumprir o que está previsto na Constituição Estadual art 91 § 7º - Art. 91 - São servidores militares estaduais os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. § 7º - O oficial e a praça só perderão o posto, a patente e a graduação se forem julgados indignos do oficialato, da graduação ou com eles incompatíveis, por decisão de tribunal competente.
      http://www.youtube.com/watch?v=8GLN-g2pmAg&feature=youtu.be

      Excluir
  2. Não sei o que esse Coronel Belo (o terceiro da direita para a esquerda) está fazendo nessa comissão, ele não se importava com os Policiais enquanto era comandante de BPM, muito pelo contrário, agora vem dar uma de bonzinho... pior, ele descontroladamente dá socos na mesa por estar indignado, querendo proteger os coronéis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 99, estava no CFS e certo dia tirando um serviço no maracanã, começou a chover, como já estava acontecendo o jogo e não havia a presença de torcedores no entorno, procuramos abrigo, quando o dito cujo passou e nos observou, mandou o motorista parar a viatura e mandou voltarmos para a chuva, pois a mesma não quebra osso de polícia. Mais ele mesmo nem saiu da viatura, ficou lá abrigado. Um grande FDP!!!!!!

      Excluir
    2. Que tristeza são varios fatos identicos e piores que este que aconteceram e acontece, vide jornais de ontem. Relatos como esses estão em pesquisa feita no governo do Brizola e não divulgado. Por que será que não foi divulgada a pesquisa?

      Excluir
  3. Não era pr ele está ali, já está de pijama e viveu o ranço da ditadura que como todos sabem está ultrapassado.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o regulamento tem q mudar, um pai d familia c endereço fixo, conhecido p corporação e seus companheiros, q depende financeiramente da cororação em q esta presente 11 meses p ano em uma opm, ñ justifica nenhuma punição q tire o direito d ir e vir, ainda mais em um pais q vagabundo ñ fica preso, ja é covardia demais um profissional ser "punido" c a possibilidade d tomar tiro e ñ voltar p o seu lar. Os of usam as punições tb p intimidar os pr, eu ja fui, p conta d pa, sendo q a minha é descontada em folha, tive q ameaçar ajuizar uma ação contra eles p q me deixassem em paz. Deveriamos ser enquadrados somente p justiça e ñ p qualquer outro pm, q geralmente tem interresses pessoais, ate msm p nos transferir p pedidos politicos.

    ResponderExcluir
  5. Emir Larangeira disse:

    Este é o problema, que se resume a uma simples indagação: "Qual é a legitimidade daqueles que lá estão representando a tropa?... Qual foi o critério para o convite feito pelos deputados?" Ora, só pode sentar lá, com esses deputados que não representam a categoria a não ser em período eleitora, quem tem feitos e feitios, quem tem história e goza do apreço da tropa. O resto é pura balela!...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos senhores of da briosa PM que acham que prendendo os subordinados resolvem o problema, a intenção não é de aprendizado e sim massagear seu ego, tem que mudar o mais rápido possível, concordo nas forças armadas naquele ano de obrigação militar, mas o profissional de polícia que fica 30 anos, e ser submetido a prisão disciplinar por fatos banais em 2013, com o pensamento do século 19, não tem como, a intenção é simplesmente a de humilhar quem está embaixo.

    ResponderExcluir
  7. Em relação a livre manifestação nas redes sociais, eles acham que não podemos manifestar nossos pensamentos, trabalhava na SEGOV/OBF e compartilhei um postagem que mostrava os processos que o "nosso grande vice DESGOVERNADOR" responde na justiça. Moral de história: fui chamado no Palácio Guanabara e dispensado do serviço, ao questionar o pq, fui informado pelo coordenador, que em virtude da publicação feita no facebook, o mesmo recebeu a determinação de me apresentar na Corporação. Chegando em casa, postei novamente o artigo e agora sempre que aparece um artigo que mostra os demandos e armações do Desgoverno, vou lá e posto. Eles não podem me calar!!!

    ResponderExcluir
  8. PRIMEIRAMENTE UM BOM DIA A TODOS. AO VER ESSA FOTO ME DEPAREI COM CEL FERNANDO BELO UNS DOS MAIORES ''CANCERES''' DE NOSSA CORPORAÇÃO!!!!!!.CONCORDO COM O COMENTÁRIO ACIMA QUE DIZ QUE QUEM DEVERIA JULGAR QUALQUER ATO NOSSO DEVERIA SER UM JUIZ E NÃO OFICIAIS POIS SÃO TENDENCIOSOS E MANIPULÁVEIS .
    GENTE E O PRINCIPAL ESSE ''VAGNER MONTES'',QUE EM VERDADE NUNCA FEZ NADA PELA POLICIA MILITAR É UM OPORTUNISTA FOI ELEITO GRAÇAS A AREA DA SEGURANÇA(PMERJ) E NADA FEZ EM PRO NOSSO.
    AGORA ACREDITO SIM NO DEPUTADO FLÁVIO BOLSONARO,ME PARECE SIM UMA PESSOA,QUE REALMENTE QUER O NOSSO BEM.
    E PARA TERMINAR ESSE NOVO REGULAMENTO DEVERIA SIM TER POLICIAS DA ATIVA QUE TENHAM UMA MENTE ABERTA, E NÃO ESSES QUE NUNCA FIZERAM NADA PELA NOSSA CORPORAÇÃO SÓ LEVARAM VANTAGEM ENRIQUECERAM E MALTRATARAM OS QUE ESTIVERAM SOBRE SUAS ORDENS A TITULO DE ARROGÂNCIA E BURRICES.
    SÓ NOS POLICIAS DA ANTIGA SABEMOS MUITO BEM QUE É CEL FERNANDO BELO E OUTROS QUE AI ESTÃO SÓ PARA ATRAPALHAR SIM ESSE NOVO REGULAMENTO.

    ResponderExcluir
  9. PEC 51.

    Confira abaixo algumas das medidas contidas na PEC, que engloba muitas reivindicações majoritárias nas polícias (lembrando que, em alguns casos, a maioria nem sempre “vence”):

    DESVINCULAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS: “A fim de prover segurança pública, o Estado deverá organizar polícias, órgãos de natureza civil, cuja função é garantir os direitos dos cidadãos, e que poderão recorrer ao uso comedido da força, segundo a proporcionalidade e a razoabilidade, devendo atuar ostensiva e preventivamente, investigando e realizando a persecução criminal”;
    CARREIRA ÚNICA: “Todo órgão policial deverá se organizar por carreira única”;
    CICLO COMPLETO: “Todo órgão policial deverá se organizar em ciclo completo, responsabilizando-se cumulativamente pelas tarefas ostensivas, preventivas, investigativas e de persecução criminal.”;
    AUTONOMIA DOS ESTADOS: “Os Estados e o Distrito Federal terão autonomia para estruturar seus órgãos de segurança pública, inclusive quanto à definição da responsabilidade do município, observado o disposto nesta Constituição, podendo organizar suas polícias a partir da definição de responsabilidades sobre territórios ou sobre infrações penais.”;
    OUVIDORIAS INDEPENDENTES: “O controle externo da atividade policial será exercido por meio de Ouvidoria Externa, constituída no âmbito de cada órgão policial, dotada de autonomia orçamentária e funcional, incumbida do controle da atuação do órgão policial e do cumprimento dos deveres funcionais de seus profissionais”.


    Fonte: http://www.policialbr.com/pec-5113-desmilitarizacao-e-ciclo-completo-de-policia/#ixzz2kdu6ojyA

    ResponderExcluir
  10. Esses Coronéis são como um câncer na corporação! A ideia deles é somente fuder com o praça!!

    ResponderExcluir
  11. Enquanto a pm for escravizada por esse rdpm e essa escala sem padronização, quem vai sofrer é a sociedade!!

    ResponderExcluir
  12. Minha contribuição...

    Regimento Interno - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

    Capítulo V - Da Seção Criminal

    Art.7º - Compete à Seção Criminal:

    II - julgar:

    b) em instância única, nos termos da legislação militar, os processos de indignidade para o oficialato ou da incompatibilidade com este, oriundos de Conselho de Justificação, e os de perda de graduação dos praças, oriundos de Conselho de Disciplina.

    Fonte: http://portaltj.tjrj.jus.br/c/document_library/get_file?uuid=5031dbf8-af75-4cff-b211-0fef7e97774f&groupId=10136

    ResponderExcluir
  13. por favor wagner não esqueça das escalas 12x 48 ou 24x72 pois é ai queeles escravizam a gente , essasescalastem que de alguna forma serem implementadas e executadassem que esses cts possam alterá-las a bel prazer

    ResponderExcluir
  14. JUÍZES ENTENDEM TANTO DE DIREITO QUE QUANDO COMETEM CRIMES SÃO APOSENTADOS COMPULSORIAMENTE; SÓ ELES; E LEVAM 20 ANOS PARA DECIDIR UMA CAUSA E PENSAM QUE SÃO DEUSES E HÁ OUTROS QUE TEM CERTEZA. COMENTEM TODOS OS TIPOS DE IRREGULARIDADES POSSÍVEIS E GERALMENTE PERMANECEM IMPUNES, PINTAM E BORDAM COM OS POLICIAIS, USAM, MANOBRAM. EU JÁ OUVI QUE INQUÉRITO POLICIAL NÃO SERVE PARA NADA, DENOMINANDO A POLICIA DE EXERCITO BRANCA LEONE, TORTURAM A SOCIEDADE E LUCRAM ILICITAMENTE,TEM PALÁCIO E MINISTRO COM O NOME DE JUSTIÇA. ENTENDEMOS MUITO POUCO; E DE DIREITO ( Maria Iglaer ). JUDICIÁRIO NÃO É NÃO FAZ JUSTIÇA, PRODUZ JUÍZO JUSTO OU INJUSTO DEVIDO O PROBLEMÁTICA DO DIREITO. TEMOS O DEVER DE SABER QUE TERMINA O NOSSO DIREITO QUANDO O DO OUTRO INICIA. DIREITO É PARA PREENCHER ESTÔMAGO DOS ABASTADOS, DEVER PROPORCIONA EQUILÍBRIO.

    SOMOS INTELIGENTES E POUCO RACIONAIS___________________
    A DITADURA DO PROLETARIADO AINDA PERSISTE E HÁ UMA FÁBRICA NO NOSSO PAÍS. A SUBLIMINAR MARCA É O SALÁRIO MÍNIMO. PROFISSIONAIS DE VARIADAS AUTARQUIAS E DO PODER PÚBLICO PENSAM QUE GANHAM MUITOS SALÁRIOS DEVIDO O ÍNDICE MÍNIMO, E ISSO TRÁS UMA SENSAÇÃO DE BEM ESTAR E SATISFAÇÃO PESSOAL; POIS OBSERVAM A MARCA DO "SALÁRIO MÍNIMO NOMINAL", PADRÃO ESTIPULADO PELA POLÍTICA DO PAÍS, PROVAVELMENTE COM A INTENÇÃO DE MANTER AS MULTIDÕES APRISIONADAS NA PLEBE PROLETÁRIA. DEVERÍAMOS OLHAR PARA OS ÍNDICES ESTATÍSTICOS DO “SALÁRIO MÍNIMO NECESSÁRIO” QUE SE APROXIMA DOS 3.000,00 REAIS, ISSO FARIA VOCÊ VIVER NO MÍNIMO DE MANEIRA DIGNADA COM GARANTIA DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA, QUE DÃO A DIREÇÃO A NAÇÃO E PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO PAÍS. O GANHO DE 10 MIL REAIS HOJE REPRESENTA TRES SALÁRIOS MÍNIMOS APROXIMADAMENTE E SEGUNDO OS COMENTÁRIO DO NOBRE FILÓSOFO JOSÉ ARTHUR GIANNOTTI CRESCE O ÍNDICE DE CLASSE MÉDIA MIXA. O PROLETARIADO ASSALARIADO PENSA SER DA CLASSE ALTA OU MÉDIA, É MASSACRADO PELO SISTEMA CORRUPTO DOMINANTE COM MECANISMOS DE PROMOÇÃO NO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS E DISTRAÇÃO E DIVERTIMENTOS DE MASSA, A SUBLIME CORTINA DE FUMAÇA. AS PESSOAS QUEREM VIVER, POIS ASSIM MUITOS BOIS SEGUEM A BOIADA. PENSE NISSO! http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=lulismo--parte-1-nao-queremos-uma-classe-media-mixa-04021A366ECC814327&fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582
    Dr. Hélio Bicudo, Desmistificando
    http://www.youtube.com/watch?v=8lPlO9j8J9Y

    ESTOU NA FOTO PMRJ CORREIA 47283

    ResponderExcluir
  15. JUÍZES ENTENDEM TANTO DE DIREITO QUE QUANDO COMETEM CRIMES SÃO APOSENTADOS COMPULSORIAMENTE; SÓ ELES; E LEVAM 20 ANOS PARA DECIDIR UMA CAUSA E PENSAM QUE SÃO DEUSES E HÁ OUTROS QUE TEM CERTEZA. COMENTEM TODOS OS TIPOS DE IRREGULARIDADES POSSÍVEIS E GERALMENTE PERMANECEM IMPUNES, PINTAM E BORDAM COM OS POLICIAIS, USAM, MANOBRAM. EU JÁ OUVI QUE INQUÉRITO POLICIAL NÃO SERVE PARA NADA, DENOMINANDO A POLICIA DE EXERCITO BRANCA LEONE, TORTURAM A SOCIEDADE E LUCRAM ILICITAMENTE,TEM PALÁCIO E MINISTRO COM O NOME DE JUSTIÇA. ENTENDEMOS MUITO POUCO; E DE DIREITO ( Maria Iglaer ). JUDICIÁRIO NÃO É NÃO FAZ JUSTIÇA, PRODUZ JUÍZO JUSTO OU INJUSTO DEVIDO O PROBLEMÁTICA DO DIREITO. TEMOS O DEVER DE SABER QUE TERMINA O NOSSO DIREITO QUANDO O DO OUTRO INICIA. DIREITO É PARA PREENCHER ESTÔMAGO DOS ABASTADOS, DEVER PROPORCIONA EQUILÍBRIO.

    SOMOS INTELIGENTES E POUCO RACIONAIS___________________
    A DITADURA DO PROLETARIADO AINDA PERSISTE E HÁ UMA FÁBRICA NO NOSSO PAÍS. A SUBLIMINAR MARCA É O SALÁRIO MÍNIMO. PROFISSIONAIS DE VARIADAS AUTARQUIAS E DO PODER PÚBLICO PENSAM QUE GANHAM MUITOS SALÁRIOS DEVIDO O ÍNDICE MÍNIMO, E ISSO TRÁS UMA SENSAÇÃO DE BEM ESTAR E SATISFAÇÃO PESSOAL; POIS OBSERVAM A MARCA DO "SALÁRIO MÍNIMO NOMINAL", PADRÃO ESTIPULADO PELA POLÍTICA DO PAÍS, PROVAVELMENTE COM A INTENÇÃO DE MANTER AS MULTIDÕES APRISIONADAS NA PLEBE PROLETÁRIA. DEVERÍAMOS OLHAR PARA OS ÍNDICES ESTATÍSTICOS DO “SALÁRIO MÍNIMO NECESSÁRIO” QUE SE APROXIMA DOS 3.000,00 REAIS, ISSO FARIA VOCÊ VIVER NO MÍNIMO DE MANEIRA DIGNADA COM GARANTIA DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA, QUE DÃO A DIREÇÃO A NAÇÃO E PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO PAÍS. O GANHO DE 10 MIL REAIS HOJE REPRESENTA TRES SALÁRIOS MÍNIMOS APROXIMADAMENTE E SEGUNDO OS COMENTÁRIO DO NOBRE FILÓSOFO JOSÉ ARTHUR GIANNOTTI CRESCE O ÍNDICE DE CLASSE MÉDIA MIXA. O PROLETARIADO ASSALARIADO PENSA SER DA CLASSE ALTA OU MÉDIA, É MASSACRADA PELO SISTEMA CORRUPTO DOMINANTE COM MECANISMOS DE PROMOÇÃO NO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS E DISTRAÇÃO E DIVERTIMENTOS DE MASSA, A SUBLIME CORTINA DE FUMAÇA. AS PESSOAS QUEREM VIVER, POIS ASSIM MUITOS BOIS SEGUEM A BOIADA. PENSE NISSO! http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=lulismo--parte-1-nao-queremos-uma-classe-media-mixa-04021A366ECC814327&fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582
    Dr. Hélio Bicudo, Desmistificando
    http://www.youtube.com/watch?v=8lPlO9j8J9Y
    SGT PM RG 47283 CORREIA

    ResponderExcluir
  16. O macaco pergunta quantas vezes houvera a infrutifera tentativa de MUDAR o RDPMERJ e não se consegue? Lembro de cinco vezes vários grupos e comissões implementadas para NADA. O do governo da Benedita mudou mas Rosinha atropelou a legalidade e revogou. Será que vai acontecer a mesma coisa ou melhor tico tico no fubá. Eles pensam que são superiores e tudo podem, ledo engano, vide José Dirceu. Deus guarde a todos que não aceitam as injustiças e iliegalidades praticadas contra as classes de servidores e trabalhadores deste país.

    ResponderExcluir
  17. O macaco só queria entender não tá escrito no RDPMERJ quem pode punir o PM e outro PM superior e o Governador, então vem tb o Corregedor Unificado, servidor publico do judiciário aposentado que tb pode, isso em tese.Fora os paralelos que tb pune são eles José Junior, Capitão Reformado da PM Pimentel, ele e´primeiro da Globo e depois da PM, ou vice versa, só qdo recebe os proventos de inativo e ainda Globo, Globo News, os manifestantes de SP puniram o TC com castigos fisicos, os politicos de brasília que pune com a não aprovação da PEC 300,portanto, infinitas os que podem sancionar o PM. A luta continua. Amo a PMERJ.

    ResponderExcluir
  18. gostaria de entender a presença do cel wilton e fernando belo presentes a reunião para discutir o novo rdpm,haja vista, pertencerem a reserva remunerada e ambos fazem parte da ditadura portanto quem deveria participar seriam os oficias da ativa tão somente e não oficiais da reserva remunerada é por essas e outras que a corporação a cada dia que passa se afunda cada vez mais.

    ResponderExcluir
  19. Bom, o rdpmerj é totalmente INCONSTITUCIONAL...deve ser refeito e adequado a CARTA MÁGNA DE 1988. Vivemos num país totalmente atrasado e arcáico em todos os aspéctos...ter um sistema policial moderno e eficiente, vai contra certos privilégios de coronéis e delegados...esse sistema de 2 polícias estaduais nunca funcionou, coisa de país de 3º mundo. Força Policial Estadual unificada,desmilitarizada, salário dígno, perícia forense, profissional etc... O Brasil vive parado no tempo, não evolui...isso que esses políticos safados querem...não temos ESTADISTAS, temos politiqueiros anencéfalos,corrúptos,idiotas etc... Vide a Alemanha, lá sim é um país sério, sofreu com os idiotas nazistas e guerras, mas hj em dia é a 1ª economia da Europa e G8. ALLES GUTE!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. PORQUE NA POLICIA CIVIL, NO BOMBEIRO E NO DESIPE A ESCALA É DE 24X72 E NA MAIORIA DOS BATALHÕES DA PMERJ A ESCALA É DESUMANA COMO JÁ TINHA DITO O EX COMANDANTE GERAL ERIR, SÓ O 10°BPM CONTINUA A ESCALA 24X72, PORQUE HÁ ESSA DIFERENÇA NA CORPORAÇÃO, BENEFICIANDO ALGUNS E OUTROS SOFRENDO, É UMA BRINCADEIRA. ALGÉM PODE ME RESPONDER?

    ResponderExcluir
  21. escala 24X72 já na pmerj, haja vista que no bombeiro, na civil e no desipe já é há muito tempo e na pmerj é essa escravidão de uma escala ridícula de 24x48.

    ResponderExcluir
  22. ////TA TUDO ERRADO COM VARIOS ENTRUSOS NESSA MARAVILHOSA MESA E PETRAS ........EX> ESSE SUB TEM REFORMADO BOMBEIRO NILO GUERREIRO ........CONVERSINHA FIADA PUXA SACO DO GOVERNO COMO SEMPRE X.9>>>INFORMANTE ......E MORDE E ASSOPRA >>>>PARA OS GUARDANAPOS...........E UM GRANDE PAPAGAIO DE EMPRENSA E FANFARAO E PARAQUEDISTA DE ASSOCIAÇAO E VAMPIRO DAS MENTIRA.....PEDEM PRA SAIR RATAZANA VAI FOLGAR>>>>>>INIMIGO 1 DOS BMS E DO SOSBOMEIROS X9 X9 XOU xou

    ResponderExcluir