quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Câmeras flagram adolescente infrator agredindo agente do Degase

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento que um agente do Degase (Departamento Geral das Ações Socioeducativas) foi agredido por um jovem. No vídeo, o agente abre o portão de ferro para os menores entrarem após uma partida de futebol. Um dos internos para ao lado dele e começa a agredi-lo com socos.
O homem tenta se defender, mas o menor de idade continua a agredi-lo com socos e chutes. O funcionário do Degase cai no chão e outros agentes tentam conter o menor com spray de pimenta.
O Degase é o órgão para onde menores que cometem crimes são encaminhados.
De acordo com um agente que trabalha há 15 anos na unidade de Bangu, na zona oeste do Rio, as agressões são frequentes.
— Já recebi socos, pontapés, já fui furado. Tem funcionários com pressão alta, outros que morreram de tanto lidar com os adolescentes, que é uma coisa muito difícil.
O agente também diz que existem irregularidades no Degase. Segundo ele, os pais costumam levar cigarros para os filhos menores de idade nos dias de visita.
No Estado do Rio, existem oito unidades de internação do Degase. Só em Bangu são mais de 200 adolescentes entre 16 e 21 anos, mas apenas 12 agentes fazem a segurança diariamente.
O menor que foi flagrado agredindo o agente foi transferido para a unidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, mas os funcionários denunciaram que os casos de violência estão em todas as unidades. Os agentes dizem ter medo de rebelião.
No mês passado, 18 menores fugiram do Degase de Bangu por um buraco na parede. Fora dos muros, eles tiveram ajuda de homens armados.

5 comentários:

  1. O ECA é a maior arma do crime, significa impunidade.

    Um adolescente de 16 anos pode votar, escolher o Presidente da República, mas não pode responder por seus atos?

    Um adolescente de 16 anos, sendo emancipado, pode casar e ter filhos (construir uma família), mas não pode responder por seus atos?

    Um adolescente de 16 anos, mesmo sendo um assassino, não pode ser preso e ninguém pode fazer nada contra ele!

    Já está mais do que na hora de mudar a legislação...

    ResponderExcluir
  2. isso é uma VERGONHA ! ! !

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe,mais o agente do Degase é muito mole.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos de mudanças URGENTE nesse SISTEMA SOCIOEDUCADOR do Brasil, porque não seguimos o modelo dos EUA, lá funciona!! o menor infrator uma vez apreendido nunca mais quer voltar pois as normas são rígidas.
    Me solidarismo com o AGENTE SOCIOEDUCATIVO, pois com tantas Leis defendendo os "menores Infratores" ele com a ajuda de seus companheiros conseguiu salvar a sua própria vida!!!!

    ResponderExcluir
  5. se o agente reagir é acusado pelo delegado de torturador e se o vagaba de 19,20 ou mesmo 21 anos agradir é uma vitima da sociedade..esperar o que deste país onde um condenado do mensalão recebe doações milionárias de dentro da cadeia?

    ResponderExcluir