sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Comandante da PM pede a Martha Rocha que suspenda investigação sobre tortura no Cfap

JORNAL EXTRA

Um pedido do comandante geral da PM José Luís Castro Menezes à chefe de Polícia Civil Martha Rocha causou atrito entre as duas corporações. O coronel enviou, no último dia 4, um ofício à delegada solicitando a “suspensão temporária” do inquérito aberto pela 33ª DP que investiga a prática de tortura durante treinamento no Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) no dia 12 de novembro. Na ocasião, 33 alunos deram entrada na enfermaria com insolação e queimaduras, entre eles Paulo Aparecido, que morreu dez dias depois.
No texto, Castro argumenta que os fatos investigados são de “indubitável caráter penal militar, eis que indiciados e vítimas ostentam condição de militares, além de terem sido praticados no exercício da função militar”.
O pedido não foi bem recebido pela chefe de Polícia. Em nota, Martha Rocha afirmou que “jamais determinaria a suspensão de qualquer investigação policial”.
A chefe de Polícia informou que as investigações vão prosseguir e que “os delegados estão submetidos somente aos ditames da lei. Ao final das investigações, o delegado da 33ª DP (Realengo) enviará o inquérito ao MP, que decidirá pelo oferecimento ou arquivamento da denúncia”.
Segundo o titular da 33ª DP, Carlos Augusto Nogueira, o objetivo da investigação é concluir se o que aconteceu no treino se configura como tortura, com pena máxima de oito anos. Dois Inquéritos Policiais Militares (IPMs) investigam o crime militar de maus tratos seguidos de morte, com pena de até dez anos.
Procurada, a PM alegou que a suspensão do inquérito não poria em xeque a transparência da investigações, já que “os depoimentos colhidos nos IPMs estão sendo realizados no MP, sob acompanhamento de promotores”.

Depoimentos

Após o ofício chegar ao gabinete de Martha Rocha, os procedimentos investigativos continuaram na 33ª DP. No dia 12, em depoimento na distrital, a suboficial Márcia de Fátima Nunes, enfermeira do Cfap, afirmou que não havia médicos nem ambulâncias na unidade na ocasião. No relato, ela também contou que alguns alunos chegaram molhadas na enfermaria. Ao MP, os recrutas disseram que os oficiais jogavam água gelada nos alunos que não suportavam os exercícios.
Ontem, os oficiais que participaram da sessão de treinamento compareceram na 33ª DP para prestar depoimento. O capitão Renato Martins Leal da Silva e os tenentes Sérgio Batista Viana Filho, Jean Carlos Silveira de Souza, Gerson Ribeiro Castelo Branco e Paulo Honésimo Cardoso da Silva já foram afastados do Cfap.
Leia, na íntegra, a nota da PM sobre o episódio:
"1- O pedido de suspensão temporária do procedimento na delegacia ocorreu depois de específica manifestação da 2ª Promotoria de Justiça, junto à Auditoria de Justiça Militar.
2- No entanto, o Comando da Corporação se encontra à total disposição da Polícia Civil, bem como do Ministério Público para colaborar prontamente, se entenderem pela imperativa necessidade de prosseguimento do aludido Inquérito Policial instaurado no âmbito da 33ª DP.
3- O pedido foi feito porque os fatos têm caráter penal militar, haja vista que, tanto indiciados como vítimas ostentam a condição de militares, além de terem ocorrido em local sujeito à administração militar, havendo, portanto, previsão expressa nos artigos 9º, II, a e b, e 213, parágrafos 1º e 2º do Código Penal Militar.
4- Quanto ao questionamento sobre a transparência, cabe destacar que os depoimentos colhidos no bojo dos citados Inquéritos Policiais Militares estão sendo realizados no âmbito do próprio Ministério Público em exercício na AJMERJ, sob acompanhamento direto dos Promotores em exercício naquele juízo."

29 comentários:

  1. Imagine a seguinte Situação!!!
    -Os instrutores do Pelotão do Recruta que Morreu Fossem Praças, ao invés de 2 Oficiais fossem 2 Graduados!
    -Alguém tem Duvidas do que esse """CMT DE GERAL""" iria fazer?
    -EU DIGO!!!
    -MANDARIA AMBOS PARA O BEP, BEP NÃO PARA BANGÚ (VIROU MODA AGORA PRENDER MILITAR EM PRESIDIO COMUM NO RJ)
    -IRIA PARA FRENTE DAS CÂMERAS DE TV PROVAVELMENTE COM UM DISCURSO HIPÓCRITA (COMO ELE)ESBRAVEJARIA DIZENDO:
    -ESSES ASSASSINOS IRÃO PAGAR PELO CRIME QUE COMETERAM, A FAMÍLIA MERECEM UMA SATISFAÇÃO E QUE SE FAÇA JUSTIÇA!!!
    -BEM ISSO SE AMBOS FOSSEM PRAÇAS, MAIS PARA A INFELICIDADE DO COMANDANTE GERAL TRATA-SE DE 2 OFICIAIS, 2 CANALHAS, 2 CRIMINOSOS QUE DESTRUÍRAM UMA VIDA E ACABARAM COM UMA FAMÍLIA!
    -DAI VEM ESSE HIPÓCRITA E TENTA FAZER ESSE CORPORATIVISMO NOJENTO, E BARATO QUERENDO QUE FIQUE NO ÂMBITO DA PMERJ PARA QUE ELE POSSA "ALIVIA O CÚ DOS OFICIAS ASSASSINOS"DA PICA QUE AS INVESTIGAÇÕES DA POLICIA CIVIL VAI EMPURRARA NO RABO DESSES 2 OFICIAIS FILHOS DAS PUTA!!!
    -QUER FAZER NA PMERJ O MESMO QUE OS OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS FIZERAM COM O CORONEL BOMBEIRO/PEDÓFILO QUE ESTUPROU UMA MENINA DE 13 ANOS E AINDA POSSUÍA UM '""PEN DRIVE"" COM INÚMERAS FOTOS DE CRIANÇAS NUAS!FOI ABSOLVIDO POR UNANIMIDADE!!!!
    -É ISSO AI DRA MARTHA ROCHA NÃO ALIVIA NADA NÃO!
    -PARABÉNS PELA POSTURA QUE A SENHORA TEVE EM DIVULGAR A ATITUDE ASQUEROSA DESSE MERDA DE COMANDANTE GERAL!!!
    -NÓS PRAÇAS DA POLICIA MILITAR ESTAMOS FUDIDOS TENDO UM MERDA DESSE COMO COMANDANTE!
    E VAI PIORAR MAIS AINDA PARA OS PRAÇAS AGUARDEM!!!!
    -MAIS QUEM SABE O VENTO SOPRA E ESSE MERDA CAI, AFINAL SONHAR NÃO CUSTA NADA NÃO É MESMO????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo concordo com vc em tudo que disse se fosse praça ja estaria ate excluido, espero que a POL civil e o ministreio publico enfie neles com vontade.

      Excluir
    2. Esse tal de bombeiro roludo tá parecendo que é psicopata.Deve viver o tempo todo com a mangueira no c.Aí fica nos provocando pq sabe que o PM é bom de pik.Tá doido pra dar pro mike.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse of disciplinador também.
      Vem k que vou passar o bilau nos dois kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. VERGONHA. Infelizmente a PM do nosso Estado é liderado por pessoas de conduta duvidosa.

    ResponderExcluir
  3. Pm não deve portar arma fora de serviço,só assim evitaremos muitas mortes de inocentes. Ass: Bombeiro roludo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pm nao deve portar arma fora de serviço. Meu Deus quanta ignorancia. Ao inves de ficar falando merda procura se informar como é a vida do pm. Pm é Pm 24 horas.

      Excluir
    2. O assunto é outro animal, presta atenção.

      Excluir
    3. falso bombeiro : mesmo que o policial de verdade tanto civil ou militar não possa andar armado fora de serviço, ele vai meter os cu e vai andar armado até os dentes. Jamais o kara será policial se fizer tudo certinho, não existe policial 100% certinho, não é assim que se faz policia, ele sempre está a margem da lei, e ás vezes adentra na escuridão da aceitavel inlegalidade para poder sobreviver ... quem tem que fazer tudo certinho é o bombeiro, o gari, o motorista ? ... se ninguem faz o certo neste país porque só o policial tem que fazer ?

      Excluir
  4. os oficiais foram cumpridores dos seus deveres, não pode dar moleza para praça não; acabou a froxura. pm tem que trabalhar todo dia, tomando chicotada debaixo do sol forte e ganhado salário mínimo... viva ao cmt geral! viva a cabral! viva a GLOBO! ass: Bombeiro roludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O palhaço vai pentear macaco, todos sabemos que bombeiros praças não iriam apoiar esses oficiais, bombeiros e policiais são sujeitos homens.

      Excluir
  5. COLEGAS DO BLOG.....ESSE CARA QUE SE DIZ BOMBEIRO ROLUDO, É NA VERDADE UM MANÉ, POIS JAMAIS UM BOMBEIRO DE VERDADE, POSTARIA TAIS COMENTÁRIOS ELE TÁ QUERENDO INCENTIVAR A DISCORDIA......ASS..BOMBEIRO DE VERDADE...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a PCERJ já que não temos justiça na própria corporação que a PCERJ faça esse trabalho e prenda esses oficiais canalhas e assassinos e se estes oficiais não estiverem satisfeitos peçam pra sair,lugar de assassino é no presídio de Bangu.

    ASS:PRAÇA DISCIPLINADOR.

    ResponderExcluir
  7. vcs só me chamam de PI porque além de Bombeiro, sou gay!
    Isso é discriminação, falo somente a verdade e acho que policial não deveria portar arma na folga porque isso só faz aumentar a violência!só pelo fato de Eu gostar de dar o cú nao quer dizer que não tenho honra!Ass: Bombeiro roludo.

    ResponderExcluir
  8. O CORPORATIVISMO ENTRE OS OFICIAIS É TÃO FORTE, QUE ROMPE AS BARREIRAS DA MORAL, DA VERGONHA E DIGNIDADE. A PROMISCUIDADE ENTRE OS OFICIAIS É VERGONHOSA, POIS ELES NEM SE PREOCUPAM MAIS SE AS PRAÇAS SABEM OU NÃO DE SUAS ATITUDES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo deles estão acabando.Essa molezinha dos oficiais acaba.tá pertinho disso acontecer.

      Excluir
  9. os oficiais foram cumpridores dos seus deveres, não pode dar moleza para praça não; acabou a froxura. pm tem que trabalhar todo dia, tomando chicotada debaixo do sol forte e ganhado salário mínimo... viva ao cmt geral! viva a cabral! viva a GLOBO! ass: Bombeiro roludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse titica não é bombeiro não,vai de foder filho da puta,pare de se fingir de bombeiro safado.

      Excluir
  10. KKKKKKKKKKKKKKKKK bombeiro hidráulico isso sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta rindo de que seu palhaço?pelo menos tenho moral para assumir que sou Gay!e falo somente a verdade!acho que todo Policial é preguiçoso, gosta de folga e quer ganhar bem seu babaca!Ass: Bombeiro roludo.

      Excluir
  11. Espero que todos oficiais responsáveis pelo assassinato do recruta sejam presos e excluídos. Só assim será feito justiça. Foi provado que isso terá que partir da PCERJ e depois do MP, pq a PMERJ infelizmente já quer abafar o caso. Parabéns Dra. Martha Rocha!

    ResponderExcluir
  12. Ao Oficial Disciplinador

    Ao ler seus comentários, me cobri de entendimentos ! - Seria você mais um, que tem inveja de um Sargento ?
    Talvez, essa verdade não o seja ! - Qual então seria o sabor dessa Cereja ?
    Digamos que seja isso é algo Promíscuo ? - Foi descoberto por que mijou fora do Penico ?
    Estranho, muito estranho seu sentimento ! - É algo muito sério em referência a um Sargento ?
    Não sei, não sei dizer ! - Talvez algo acima de sua cabeça, assim possa descrever !
    Quem sabe seja isso, coisa de Amor ! - Não é mesmo Sr Oficial Disciplinador ?
    Tudo há sentido, tudo há explicação ! - Nada na vida passa sem deixar de ter Razão !
    Mudando de assunto, para melhor discernimento ! - Diz tanta coisa, mas sem nenhum pingo de pensamento !
    Se és Oficial e faz como falou ! - Do Estudo que recebestes em sua cabeça nada entrou !
    Fala tanta coisa, sem fundo de razão ! - Não gosta mesmo de Soldado, Cabo e um Sargentão ?
    É, É isso mesmo, estou vendo a sua graça ! - Não tem valor nenhum para você a vida de um Praça !
    Mas tudo bem, há de ter sua razão ! - Ao contrário disso, nós Praças protegemos essa Nação !
    Aprofundando no assunto, de ordem profissional ! - O que estás fazendo para melhorar essa Moral ?
    Aqui, sempre está criticando sem igual ! - Perdendo um tempo precioso, em sua vida Profissional !
    Deveis estás estudando, praticando os ensinamentos ! - Para que em futuro próximo não lhe haja Arrependimentos !
    Desculpe minha saída, pois estou muito ocupado ! - Lendo os artigos que falam, sobre a vida desse Soldado !
    Espero que lhe tenha semeado, em sua cabeça uma semente ! - Para que tenha honra e respeito, aos Praças aqui presente !


    Ass: PM acolhedor de esposas Insatisfeitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porquê não vira um mc? Poderia ser o mc samango,tocar em funk ou forró desses bem sujos e fétidos,poderia ser o mc cocô.

      Excluir
  13. O salário do Soldado Policial Militar deveria ser de no mínimo R$ 2.892,47 (dois mil, oitocentos e noventa e dois reais e quarenta e sete centavos), para que ele supra suas necessidades vitais básicas, segundo estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Receber mensalmente uma quantia inferior ao referido valor significa passar necessidades!

    Sem Policial Militar, não há democracia.

    O Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a segunda maior arrecadação de impostos do Brasil, poderia pagar muito melhor os Bombeiros e Policiais Militares. Não está sendo respeitado nem o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, que visa suprir as NECESSIDADES VITAIS BÁSICAS. Segundo o DIEESE, o Salário Mínimo Necessário referente ao mês de Abril de 2013 foi estimado em R$ 2.892,47 (dois mil, oitocentos e noventa e dois reais e quarenta e sete centavos). O vencimento bruto do soldado PM/BM no RJ está R$ 815,22 abaixo do referido piso, é de apenas R$ 2.077,25 (dois mil e setenta e sete reais e vinte e cinco centavos). É fácil dar DIGNIDADE à tropa, basta querer! A vida de Militar Estadual é complicada (o risco é grande e o salário é insuficiente).

    http://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html

    O Governo do Estado do Rio de Janeiro precisa conceder apenas 39,25% de reajuste salarial para a PMERJ e o CBMERJ para cumprir o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, ou seja, para suprir as necessidades vitais básicas dos Militares Estaduais (pagar o Salário Mínimo Necessário aos soldados PM/BM). É preciso oferecer o MÍNIMO DE DIGNIDADE aos integrantes da PMERJ e do CBMERJ. Como vamos sediar a COPA DO MUNDO de 2014 e os JOGOS OLÍMPICOS de 2016 se não conseguimos nem pagar um SALÁRIO DIGNO aos funcionários públicos que prestam SERVIÇOS ESSENCIAIS à população fluminense (Bombeiros e Policiais Militares)? Pagar um SOLDO INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO vigente aos CABOS E SOLDADOS é o fim da picada!

    OBS: DINHEIRO PARA PAGAR BEM O GOVERNO DO ESTADO TEM!

    ResponderExcluir
  14. Equanto isto no BPCHOQUE, a major P1 foi afastada após denúncias da tropa .A corregedoria entrou e fechou a p1, a mesma foi transferida para a DGP por ordem do chefe do estado maior geral.buullllllllllll.

    ResponderExcluir
  15. Descaso com Policiais do 7 BPM ajudem divulgar.


    http://www.youtube.com/watch?v=Psu1R4XC2AE

    ResponderExcluir
  16. www.consultaremuneracao.rj.gov.br
    ESTE SITE INFORMA QUANTO TODOS OS FUNCIONÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GANHA, INCLUSIVE OS CORONÉIS E COMANDANTES ALÉM DO COMANDANTE GERAL VEJA A BAIXO O SALÁRIO DO CMT GERAL DA POLICIA!
    ALGUÉM ACREDITA QUE ELE PASSO O MÊS TODO APENAS COM UM POUCO MAIS DE 5.000,00 REIAS?kkkkkkkkkkk
    NÃO ACREDITA?VEJA VC MESMO!!!
    OBS.POR FAVOR QUEM CONSEGUI ENTRAR FAVOR POSTAR UM COMENTÁRIO INFORMANDO GRATO!!!
    Remuneração Mensal

    2.302,74
    Remuneração Eventual

    24.841,48
    Descontos Totais

    -17.383,33
    Limite Remuneratório - EC 41/2003

    -4.179,48
    Valor Líquido

    5.581,41

    ResponderExcluir
  17. PM CANSADO DE DITADURA25 de dezembro de 2013 22:00

    BEP È POUCO, SE FOSSEM GRADUADOS ESTARIAM NA TV , SERVINDO DE EXEMPLO PARA OFICIAIS DAREM UMA DE MORALISTAS
    CADEIA NELES DRA MARTHA ROCHA, DOU PARABENS A SENHORA
    CADEIAAAAAAAAAAAAAAAA NELESSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  18. Deve ser um animal para falar que sem PM não teríamos democracia, onde vc viu uma policia militar em uma democracia energúmeno, temos sim que ter uma só policia que ganhe bem e tenha boas condições de trabalho com treinamento e equipamento decente
    E esse tal bombeiro que diz que policial devia andar desarmado na folga me diz uma coisa, pra que BM tem porte de arma se não é sua ferramenta de trabalho ou vc já viu um BM usar a arma em serviço, mete na cabeça que isso foi uma concessão dada a vcs para calarem a boca e não pedir aumento e se virarem dando uma de policia fazendo bico , são 12800 armas na mão de incompetentes que mal seguraram uma arma no quartel
    Quanto aos oficiais quero se se fo..., na hora de sacanear os outros é bom, segura a bucha agora.

    ResponderExcluir