terça-feira, 18 de março de 2014

O tenente-coronel Djalma Beltrami foi absolvido


 O tenente-coronel Djalma Beltrami foi absolvido, em processo na 2ª Vara Criminal de São Pedro da Aldeia, dos crimes de tráfico e associação para o tráfico. Beltrami era acusado de receber propina de traficantes do Morro da Coruja, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, quando era comandante do 7º BPM (Alcântara), para não reprimir o trafico de drogas na comunidade. Na sentença, o juiz Marcio da Costa Dantas afirma que não há provas suficientes para condenar o coronel.
“Até antes da prova de defesa e do interrogatório do coronel Djalma Beltrami, estava este julgador convencido da existência de fortes indícios acerca da culpabilidade do mesmo, no entanto, devo admitir que agora, em muitos pontos da imputação, a dúvida me tomou de assalto”, afirmou o magistrado em sua decisão, do último dia 11.
Na mesma sentença, foram condenados outros quatro acusados - Fábio Guilherme Macedo, Everton Barreto Guimarães, Leonardo da Costa e Felipe dos Santos - por tráfico e associação para o tráfico. Em junho do ano passado, o juiz Marcio da Costa Dantas já havia condenado, no mesmo processo, 11 PMs e outras treze pessoas ligadas ao tráfico. Beltrami foi o único absolvido na ação.
Ainda de acordo com a sentença, testemunhas de defesa do tenente-coronel, entre elas o ex-comandante geral da PM, Erir Ribeiro, disseram, em depoimento, que o oficial sempre foi severo com seus comandados, nunca tendo notícias sobre a desonestidade do mesmo.
“Todas as testemunhas de defesa demonstraram um perfil pessoal do acusado Djalma totalmente diferente daquele exteriorizado pela prova dos autos, não sendo razoável que os órgãos de inteligência, o Ministério Público e a Magistratura não tenham captado alguma menção sobre o envolvimento de um coronel da PM com atividades ilícitas nos anos anteriores a 2011”, afirmou O juiz.


10 comentários:

  1. SÓ FALANDO A VERDADE18 de março de 2014 20:55

    -NADA CONTRA O REFERIDO CEL, ATÉ SOUBE QUE ELE NÃO É MÁ PESSOA!
    -MAIS IMAGINE SE FOSSE UM PRAÇA?
    -SÓ PELO FATO DE TER SIDO CITADO NA MÍDIA ELE JÁ TERIA SIDO EXPULSO E POSTERIORMENTE PRESO PRA CARALHO!
    -ERRADO OU CERTO PRIMEIRO "BOTA NA RUA"DEPOIS O PRAÇA RECORRE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N entendo pq só o Coronel foi absolvido ,sendo q tbn n tem provas contra outros policiais ,que país é esse onde os fracis pagam pelos grandes ,isso é Brasil!! Se Beltrame fou absolvido ,os policiais tbm tinham q ser ,afinal cadê as provas??? Não tem né.

      Excluir
  2. Bom, Deus sabe de todas as coisas.

    E até onde eu sei, esse Juiz Márcio é honesto e excelente profissional. Com ele não tem essa coisa se é branco, preto, rico, pobre, praça ou oficial. Se for bandido, já era com ele. A não ser que tenha mudado.

    ResponderExcluir
  3. Só não consigo entender pq só o coronel foi absolvido e os outros policias pernanecem preso ,se tbm n tem provas contra eles ,os mais fracos q pagam?? Isso é Brasil

    ResponderExcluir
  4. MAIS UMA VEZ OS OFICIAIS NÃO FORAM PUNIDOS,ISSO JÁ É REGRA NESTA CORPORAÇÃO,LEMBRAM DO CEL DAVID DA PM,AQUELES ENVOLVIDOS NA MORTE DO RECRUTA NO CFAP,CEL PERINEI PEDÓFILO BM,FORA OUTROS QUE NÃO LEMBRO NOME ENVOLVIDOS COM BICHEIROS,ROUBO DE CAIXAS ELETRÔNICOS,ROUBO DE CABOS DE TELEFONE,TRÁFICO, ETC...PASMEM,MUITOS AINDA FORAM PROMOVIDOS.
    ESSE CEL BELTRAME SÓ FOI ABSOLVIDO POR PURO CORPORATIVISMO ENTRE OS OFICIAIS, POIS OS JUÍZES SÃO OS PRÓPRIOS OFICIAIS,E O CEL BELTRAMI AINDA É DA MAÇONARIA,SÓ QUE MUITOS MAÇONS QUERIAM A SUA EXPULSÃO DA ORDEM MAÇÔNICA E EU CONHEÇO MUITOS. INFELIZMENTE ISSO SÓ VAI ACABAR QUANDO ESSE MILITARISMO ACABAR MAIS AINDA VAI DEMORAR UM POUCO.

    ResponderExcluir
  5. Não tentem entender o que é de simples entendimento, há forças maiores do que o simples entendimento de um juiz, ou de um delegado, com raríssimas exceções nós nunca veremos um Cel PM ou um oficial superior seja de qual força for ser condenado com poucos provas iguais aos restantes dos mortais brasileiros. Infelizmente o Judiciário é só mais um esfera influenciado pela Política, poder e em muitos casos barganha financeira. Pronto falei.

    ResponderExcluir
  6. É muito fácil para os Coronel da PM ficar sentado em seu gabinete recebendo denúncia de moradores de favelas, orientados e comandados por traficantes que não querem a Policia por perto, aceitar e punir, excluir os seus subordinados.Deveriam antes de comandar um batalhão fazer um estágio no interior das mesmas por um certo tempo.Para sentirem a agressividade dos favelados com os Policias,tudo a mando do tráfico.

    ResponderExcluir
  7. Seguindo o comentário anterior eu mesmo fui excluído da PM por fofocas não comprovadas na Rocinha, com 28 anos de serviços e vários elogios e diplomas de melhor soldado do mês por diversas vezes,não estou falando isso por mim.Estou falando por muitos amigos que deixei na Corporação.Os Coronéis deveriam trabalhar na favela para ver como é que é!..Para poder julgar os seus subordinados.Wlaudemir José de Oliveira.

    ResponderExcluir
  8. Coronel Beltrame foi o Sub Comandante do CFAP em 2005 e gozava do respeito dos alunos, tenho certeza, pela pessoa que é, que seria incapaz pegar 1 real do tráfico, jamais faria isso.

    ResponderExcluir
  9. Tem muito baba ovo lendo este blog.

    ResponderExcluir