terça-feira, 18 de março de 2014

Para especialista, ambulância deveria acompanhar operações policiais

 O ex-secretário nacional de Segurança Pública coronel José Vicente afirmou nesta terça-feira (18), em entrevista à rádio "CBN", que o transporte de feridos em confrontos não deveria ser feito pela Polícia Militar, e sim por ambulâncias. O especialista comentava a morte de uma mulher após ser baleada durante um tiroteio na comunidade da Congonha, na zona norte do Rio de Janeiro, e arrastada por um carro da polícia a caminho do hospital.
"O transporte tem que ser adequado, com paramédicos treinados. É um atendimento que corresponda a demandas de cidadania", disse. "Se a Polícia Militar não coloca a mão em feridos de trânsito, por que vai fazer isso em feridos a bala? (...) Ter uma ambulância nas proximidades durante uma operação é imprescindível."
O coronel lembrou a resolução estadual em São Paulo que proíbe a policiais o primeiro atendimento a vítimas de crimes ou de confrontos com a polícia. É obrigatória a preservação do local de ocorrência policial, até a chegada da perícia, ressalvada a intervenção por atendimento médico especializado ao socorro às vitimas de crimes como lesão corporal, tentativa de homicídio ou tentativa de suicídio.
"Isso acabou afetando uma queda em torno de 40% da letalidade policial no Estado de São Paulo. Foi uma medida boa pra todo mundo. Não tem sentido transportar presos nem feridos no camburão", afirmou o especialista em segurança pública.
Para José Vicente, os problemas da Polícia Militar são institucionais, e é preciso uma reformulação na estrutura da corporação. "Não se pode deixar que esses problemas vão se acumulando, e sempre culpando os policiais que erraram. É necessário ver onde estão os erros institucionais, porque a partir dali é que se sucedem os erros individuais."

9 comentários:

  1. Concordo com o senhor especialista. Agora o governo e esses políticos que nos representam tem que concordar também.

    ResponderExcluir
  2. Quero ver é quando morre um policial você mandar carro pra buscar a familia pra se solidarizar se GOV DE MERDA SERGIO GANSO CABRAL A policia tem e q parar GREVE JÁ sociedade hipócrita o policia pode morre q ta tudo bem GREVE

    ResponderExcluir
  3. Tai uma verdade, talvez a mais útil. Futebol tem acompanhamento de ambulancia, show tem ambulancia. Operações da mesma forma. Tal serviço prestaria atendimento a todos.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, inclusive com médicos PPMMs, junto na incursão para prestar os primeiros socorros!!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Cel que está certo sobre essas necessidades, mas, se o mesmo foi Ex-Sec. Nacional de Seg Pública, porque não foi feito isso antes ?

    ResponderExcluir
  6. Parece que os policiais militares estão satisfeitos com os péssimos salários que ganham, outras classes policiais estão correndo atrás de melhorias e já estão em adiantado diálogo com o Governador. Vamos nos unir e pleitear melhorias. O Rio de Janeiro quer uma policia boa e barata e isso não existe. Precisamos reunir lideranças e pedir audiência com o Governador. A Copa está logo ali.

    ResponderExcluir
  7. sugiro que policiais militares da área de saúde da pmerj,façam isso!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. O POLICIAL NAO SOCORRE E PRESO POR OMISSAO , O POLICIAL SOCORRE ESTA ERRADO. SEMPRE VAO DAR UM JEITO DE PRENDER O POLICIAL. TEM QUE COLOCAR TUDO NO PAPEL PRA NOS RESGUARDAR, PRENDER POLICIAL E MOLE.

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKK ////////APOLICIA SEMPRE VAI FICAR PARA TRAS....OS BOMBEIROS;;;FIZERAM UMA GRANDE ASSEMBLEIA E COMISAO DE PRAÇAS...FORAM A FRENTE PARA NEGOCIAR COM O GOVERNADOR E ENTREGARAN AS SUAS 20 REVINDICAÇOES PARA PARA TROPA DE BMS E TAMBEM PARA OS CARONEIROS DA PM E OS PC.....QUER FICAR SEMPRE NA ABA E NA SOMBRA DOS BOMBAS DIGNOS E HONESTOS FELIZ OS MANOS AQUI DA PMERJ.......VAO MORRER COME A MIGUALHA DO CABRAL PRATO DO DIA A DIA .......PROG E RAES BICO DOPORTUGUES E DOS OFICIAIS NA MAO DOS MACACOS NA MELICIA E MAQUININHA AVISO POLIÇADAS ACORDEM LUTEM POR SEUS DIREITOS ANTES QUER SEJA TARDE VOCE E SUAS FAMILIA VAO MORRER NA PRAIA....JUNTOS SOMOS FORTES PMERJ>>>>QUARTA DIA 25 03 2014...OS BOMBEIROS TERAM A RESPOSTA DO SEUS PEDIDOS DE MELHORIA PARA CLASSE VAI SER NO QUARTEL CENTRAL DOS CBMERJ AS10HORAS SO ATRAVES DA UNIAO.......ELES IRAO TER VITORIA....

    ResponderExcluir